Mercado de paisagismo e jardinagem

Rose Mary Lopes

A exacerbada onda de calor deste verão nos lembrou quão frágeis somos ante as forças da natureza. Ao mesmo tempo sinaliza quão urgente é a necessidade, sobretudo nas grandes cidades, de ampliarmos as áreas verdes.

Parênteses: em viagem recente a nossa capital, me dei conta de quão árida ela é, com grandes espaços gramados, poucas plantas e tratamento paisagístico ausente! E quão mais agradável, menos seca e bonita poderia ser!

Voltando: há necessidade, cada vez mais imperiosa de diminuir / controlar as ilhas de calor.

Por outro lado, a insegurança rampante estimula as pessoas a buscar habitações em condomínios verticais e horizontais.

O ritmo acelerado de vida impulsiona o desejo de associar lazer e bem-estar ao local de moradia. Isto associado ao maior poder econômico traduz-se em mais acesso a ofertas, elevação de expectativas e mais sofisticação nos gostos.

Todos estes fatores são ingredientes que impulsionam o mercado de paisagismo e jardinagem.

Empreendedores e empresas neste mercado oferecem uma gama enorme de serviços: desde a simples manutenção de plantas e jardins (corte, adubação, controle de pragas, replantio), reformas de jardins e áreas verdes a projetos paisagísticos que podem ser planejados desde a concepção da obra.

E os segmentos de clientes vão desde pessoas físicas (residências, apartamentos) a pessoas jurídicas (empresas, condomínios, indústrias, clubes, escolas) até o município (praças, jardins e parques).

Os municípios têm adotado soluções que envolvem a adoção de áreas verdes por empresas que, por sua vez, demandam os serviços de jardinagem / paisagismo.

E, o mercado se sofisticou e se especializou: há jardins verticais, green roofs, projetos para áreas internas etc. É um mercado muito diverso e pulverizado, mas já existem grandes empresas e até microfranquias.

Assim, mesmo um simples “jardineiro”, que atue como empreendedor individual, se quiser garantir sua competitividade tem que agregar conhecimento: de variedades, adubação correta, época de corte e de plantio, regime de regas, nível de umidade e intensidade de sol e sombra, tipo de terreno.

E, com o andar da carruagem, deverá ser capaz de sugerir variedades que sejam menos exigentes em quantidade de água, ou que resistam a longos períodos sem chuva, sejam mais resistentes a pragas e a variações climáticas intensas.

E, atender com qualidade, pontualidade, limpeza e economia de recursos. Além do bom trato. E a fidelização é importante para ambos os lados: para o empreendedor e para o cliente. Definir periodicidade de visitas e cumpri-lo é crucial.

Ainda há espaço para empreendedores que tenham este nível de qualidade e de profissionalismo, sobretudo quando tenham boas equipes, capazes de atender rapidamente, gerando o menor impacto possível no cliente.

Oportunidades existem para empreendedores de variados portes. O amadorismo deve ceder ao profissionalismo, à agregação de conhecimento e ao valor dos serviços prestados em paisagismo e jardinagem. E todos seremos beneficiados!

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