Empreendedor de franquia: você pode copiar o modelo de negócio dos outros!

Por Rose Mary Almeida Lopes

Cada vez mais a opção empreendedora atrai pessoas de variadas idades, nível de experiência e posição socioeconômica. A maioria tem ideias que julgam ser oportunidades de negócios. Nestes casos o que devem fazer é buscar muita informação, dialogar muito, desenvolver o modelo do negócio e botá-lo à prova (não apenas por aqueles que, de antemão, o endossam). É bom que encontre pessoas que adotem uma postura de “advogado do diabo” e o force a correr atrás de pontos não devidamente esclarecidos, melhorar outros, minimizando as chances de insucesso.

Outros se acham sem ideias. Ou, tem mais receio de se lançarem sozinhos nessa empreitada. Procuram, então, uma forma menos arriscada e solitária de empreender. E, passam a buscar modelos de negócios já prontos, arredondados. Ou seja, se dispõem a copiar modelos de negócios de outros que já deram resultados. Assim, se voltam para o enorme e pulsante mundo das franquias.

Felizmente, no Brasil, este setor não tem tido do que reclamar. No último ano – 2011-2012 – as franquias movimentaram mais de 103 bilhões de Reais. O desempenho cresceu 16%, e houve categoria com crescimento de até 44% (limpeza e conservação). Apenas Negócios, Serviços e Outros Varejos (2,6%) e Fotos, Gráficas e Sinalização (1,6%) ficaram com crescimento abaixo de dois dígitos. Os outros dez segmentos obtiveram crescimento acima de 10%. Decerto que o passado não é uma garantia de desempenho futuro, mas podem indicar e minimizar os seus riscos.

Hoje há franquias e micro franquias. Quase cabem em todos os bolsos. Se você explorar o portal da Associação Brasileira de Franchising (ABF – http://www.portaldofranchising.com) pode escolher o setor, faixas de investimento de abaixo de R$ 25 mil até acima de R$ 750 mil, tamanho da área necessária, taxa e tempo de retorno, e faturamento médio.

Faça o seu trabalho de casa. Leia sobre o assunto. Busque livros, revistas, sites. Seria ideal visitar a Feira ABF.

O que você tem que fazer é identificar uma área com a qual tenha mais afinidade e decidir sobre o tipo de ambiente em que desejaria trabalhar: loja de rua, em shopping ou outro lugar mais movimentado como terminais rodoviários, universidades, hospitais etc. Há que pesquisar e interagir com o franqueador. E, mais ainda, com os franqueados. Busque ex-franqueados e procure entender o que deu errado. Mas, procure também saber de quem tem mais de uma franquia.

Verifique o quanto tem que investir: implantação, capital de giro, mais o que tem que pagar ao franqueador taxas, royalties etc.. Veja o que o franqueador lhe oferece, qual o suporte que lhe dá antes da abertura e ao longo da operação. Leia o contrato, busque ajuda para entendê-lo.

Há diversas vantagens em empreender por meio de franquias. Entre elas estão o planejamento – desde escolha de ponto (se for o caso), instalação, tipo de planta, treinamento seu e da equipe, tipos de controles do negócio etc.

Se escolher bem o seu franqueado, saiba que terá mais vantagens competitivas ao compartilhar de uma marca com boa reputação no mercado, ampliando as chances de sucesso. Mas, se você não se empenhar e fizer bem a sua parte, não obterá o faturamento e o retorno que espera. Aproveite também a rede de franqueados para aprender mais rápido e atingir bons resultados!

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