Coluna Língua Viva – Língua Portuguesa e Comunicação Empresarial I

Por Marleine Paula Marcondes e Ferreira de Toledo
Professora ESPM

A língua portuguesa, como todas as línguas, está a serviço da comunicação, que é um processo amplo e complexo, imprescindível para o desenvolvimento da sociedade e da cultura, pelo qual se transmitem e recebem ideias, impressões e imagens.
Todos os setores da atividade humana implicam comunicação. Nosso foco, neste momento, é a comunicação empresarial. Hoje teorizamos um pouco; nas próximas vezes, apresentaremos casos concretos e ilustrativos, que tivemos oportunidade de testemunhar. Vamos lá.
Comunicação empresarial é a soma de todas as atividades comunicacionais da empresa: relações públicas, jornalismo, assessoria de imprensa, lobby, propaganda, promoções, pesquisa, marketing, endomarketing e muitas outras. Devem-se acrescentar as atividades de comunicação interna, isto é, da gerência com os funcionários, em mão dupla, e dos funcionários entre si.
A comunicação nas empresas pode organizar-se de forma centralizada ou descentralizada. No primeiro caso, todas as atividades ficam sob a responsabilidade de um único executivo; no segundo, são distribuídas pelas unidades organizacionais. A comunicação centralizada tem a vantagem de fornecer à empresa o controle de todas as atividades comunicacionais; já a comunicação descentralizada confere às unidades maior adaptação a suas necessidades peculiares. O primeiro tipo é mais conveniente às pequenas empresas; o segundo, às maiores.
As modernas empresas não podem deixar em segundo plano a comunicação interna e externa. Não basta que elas ofereçam produtos e serviços de qualidade: precisam trabalhar melhor sua imagem no mercado, criar e manter um bom relacionamento com seus públicos de interesse. A comunicação empresarial integrada, interna e externa, quando bem planejada, é para a empresa um diferencial, pois o comportamento do consumidor comprovadamente se altera, em dependência das ações de comunicação. As crises de imagem, que vêm aumentando a cada dia no âmbito de muitas organizações, poderiam ser minimizadas ou evitadas por meio de uma comunicação empresarial eficaz.
Mais do que isso. Num mundo globalizado – em que produtos são cada vez mais parecidos, em função da necessidade de produção em larga escala, as relações são cada vez mais superficiais e distantes, o atendimento é bastante terceirizado, a percepção do consumidor e colaboradores das próprias corporações é de que são apenas números – a comunicação, devidamente praticada, permite aos integrantes da empresa realizarem o que deve ser comum a todos os homens: o prodígio da relação, que os distingue como pessoas.

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