A paixão no produto

Por Clarisse Setyon

Talvez você acha que fica um pouco repetitivo, mas acredito que não custa a gente repetir ad nauseam aquilo que difere o marketing esportivo do marketing de produtos ou serviços.

Aí vamos, à paixão, mais uma vez. Desta vez deixo um exemplo do P de produto, banhado de paixão por todos os lados.

Chama a atenção o que vem ocorrendo no mundo das academias de ginástica. Não nos compete aqui falar sobre o crescimento destes espaços, não só na cidade de São Paulo, mas em todo o Brasil. Por acaso, conheço um rapaz de Sergipe, que trabalhava há anos no litoral norte de São Paulo. Largou um emprego fixo, salário, casa, escola do filho, para montar uma academia no interior de Sergipe. E vai indo muito bem, obrigado !

Mas voltando à ideia inicial deste texto, no mês passado foi inaugurada uma academia em São Paulo, cuja mensalidade gira em torno de R$ 900,00.

Pasmem. Já há clientes usando a novidade.

Podemos talvez dizer que academias não representam “esporte puro”. Posso até concordar. Mas não é bem assim. Academias têm diferentes públicos alvo.

Posso até sugerir alguns, conforme segue:

O grupo # 1 seria formado por aqueles que vão à academia para ver e serem vistos.

Chamo de grupo # 2 aquele formado por pessoas que querem apenas manter a forma.

O grupo # 3 é daqueles que adoram ir à academia para se olharem no espelho (são sempre os que mais chamam a minha atenção…).

O grupo # 4 é composto por aquelas pessoas que vão às academias para desenvolver um melhor preparo físico, para um maior desempenho nas modalidades esportivas que praticam.

Pertencem ao grupo # 5, talvez aqueles que precisam da academia, pois não têm disciplina suficiente para praticar esportes sem a companhia de um amigo e/ou de um personal trainer.

Finalmente, se não me esqueci de ninguém, no grupo # 6 coloco aqueles que são, verdadeiramente, viciados em academia. Para eles, a academia é o esporte que adotaram.

Não tive ainda a chance de visitar a milionária academia, mas o farei à primeira oportunidade. Quero ter certeza que meu raciocínio de profissional de marketing não me engana.

Tenho certeza que encontrarei ali membros dos grupos 1, 2 e 3.

Mas quero confirmar também que membros dos grupos 4, 5 e 6 estarão lá.

Ok. A academia oferece toalhas geladas, garçon para trazer um isotônico durante uma aula de spinning, espaço privê nos vestiários, equipamentos de última geração, entre outras sofisticações.

Mas vamos combinar que para estar disposto a pagar um valor de R$ 900,00 mensais por uma academia é necessário ter muuuita paixão?

Comentários estão desabilitados para essa publicação