Rodolpho Ruiz
Você já deve ter ouvido falar sobre Reduza-Reutilize-Recicle. Esses 3 R´s ajudam o processo tão necessário de sustentabilidade de recursos naturais. O que é muito bacana com esses 3 R´s é que eles têm tudo a ver com a chamada ‘Economia Circular’. É isso! Economia Circular surge de uma demanda emergente em repensar o modo de consumir e produzir, aproveitando melhor os recursos naturais e minimizando os impactos negativos ao meio ambiente. Trata-se de um modelo de produção sustentável em que os produtos que já foram usados servem de insumos para o desenvolvimento de novos produtos. A ideia é reduzir a Pegada Ambiental ao minimizar a quantidade de resíduos que são gerados na produção, comercialização e consumo de produtos.
A Logística Reversa é um bom caminho! Sim, porque é possível devolver para a cadeia produtiva resíduos para reciclagem ou reuso. Nossa parte nessa cadeia é contribuir para que mais resíduos possam ser reaproveitados e isso não dá muito trabalho, é só questão de vontade em contribuir para a sustentabilidade do planeta.
Diante disso observamos que a atual economia linear de extrair-transformar-descartar não faz mais sentido atualmente, devido aos altos volumes crônicos de perdas de materiais que podem ser reaproveitados! Imagine se até o ano de 2030, uns 3 bilhões de consumidores adentrem em padrões de consumo da classe média, o que é um bom sinal, porem isso vai contribuir para aumentar ainda mais a demanda por materiais!
Em 2015 um estudo a Ellen MacArthur Foundation dava conta de que 92% do tempo diário de uso de um automóvel é parado num estacionamento e quando estão em movimento transportam 1,5 pessoas por viagem. No que tange a construção civil: 50% do resíduo levado ao aterro sanitário vem da construção civil; escritórios são ocupados somente 40-50% do tempo em um dia de trabalho. Dá para acreditar que mais de 100 milhões de toneladas de alimentos são perdidos na Europa? E que 50% são perdidos ao longo da cadeia produtiva, diante de tanta fome que há no mundo!
Como você se sente diante disso? Qual a sua contribuição para ajudar a diminuir esses números?
Cada um pode ajudar fazendo sua parte. A prefeitura de SP tem a operação ´Cata Bagulho´ que é uma ação gratuita, realizada em todas as Subprefeituras, que tem como objetivo impedir que materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, não sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios. Há vários aplicativos que também ajudam, tais como: O ´Olio´ que é uma plataforma que usa geolocalização para identificar usuários próximos e permite “anunciar” gratuitamente o que sobrou do jantar na casa ou de um estabelecimento comercial. O ´Cataki´ é uma plataforma para tornar a coleta de resíduos reciclados mais fácil para os moradores e mais digna para aqueles que a realizam. Apelidada de “Uber do Resíduo “, a ´Biothanks´ permite aos usuários se conectarem com transportadores que recolhem resíduos com potencial para reciclagem ou reaproveitamento. O aplicativo Plant-for-the-Planet permite que pessoas plantem árvores no mundo inteiro com apenas alguns cliques. O usuário escolhe entre os 50 projetos de reflorestamento de organizações que atuam em países em desenvolvimento. Todos eles estão disponíveis para baixar no Google Play e App Store. Ainda tem a ´reLóco´ que é um site (eureloco.com.br) no qual as pessoas podem vender materiais que sobram de suas obras com preços competitivos, estimulando a economia circular. A Tetra Pak criou o portal ´Rota da Reciclagem´, que indica aos consumidores quais são os pontos de coleta seletiva e reciclagem de embalagens longa vida mais próximos de suas casas. Pode ser baixado somente na App Store. Além desses existem outros! E aí? Vamos avançar com 3 R´s?