O Walmart está abrindo uma nova superloja para atingir a próxima geração de compradores. Tem de tudo – roupas, uma pista de obstáculos de cosméticos de grandes dimensões, uma pista de patinação e uma roda gigante. A loja está no metaverso.
O Walmart anunciou que está em parceria com a empresa de jogos on-line Roblox para lançar duas experiências de metaverso, tornando-se a mais recente varejista a mergulhar de cabeça no setor emergente de mundos virtuais
“A Roblox é uma das maiores e mais rápidas plataformas do metaverso, e sabemos que nossos clientes passam muito tempo lá”, disse Willim White, diretor de marketing do Walmart. “Então, estamos nos concentrando em criar experiências novas e inovadoras que os empolguem, algo que já estamos fazendo nas comunidades onde eles vivem e agora, nos mundos virtuais onde eles jogam.”
A empresa planeja lançar duas iniciativas no Roblox: Walmart Land e Walmart’s Universe of Play. O Walmart Land incluirá uma variedade de experiências imersivas, incluindo um camarim virtual para os avatares do Roblox experimentarem roupas e acessórios, além de shows, jogos e competições virtuais. O Walmart’s Universe of Play apresentará jogos e desafios que permitem aos usuários ganhar moedas para trocar por mercadorias de avatar.
Este provavelmente não será o último flerte do Walmart com o metaverso. Os registros no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos sugerem que a gigante do varejo pode estar procurando criar sua própria criptomoeda e tokens não fungíveis (NFTs, na sigla em inglês).
Ao longo do ano passado, muitos varejistas anunciaram planos para se estabelecer no metaverso. A Nike, por exemplo, conquistou uma empresa que cria designs de tênis virtuais para gamers no ano passado e desde então lançou a Nikeland, um espaço que permite aos usuários experimentar produtos virtuais, enquanto a Ralph Lauren estreou uma coleção de roupas digitais em Roblox.
Mas para os cautelosos com o metaverso, o impulso em direção aos mundos virtuais pode ser prematuro. Eles apontam para as recentes dificuldades financeiras da Roblox. No último trimestre, a empresa reportou uma perda maior do que o esperado e disse que as reservas caíram 4% em base anual. Em setembro, o analista da Cowen, Doug Creutz, iniciou a cobertura das ações da Roblox com uma recomendação de venda, dizendo que um verdadeiro metaverso “pode não se materializar dentro de um horizonte de cinco a dez anos”.