A partir de quarta-feira, os 22 milhões de usuários do aplicativo Uber no Brasil poderão fazer seus pagamentos por meio de uma espécie de carteira digital batizada de Uber Cash. Em evento realizado nesta terça-feira em São Paulo, empresa anunciou algumas novidades para o mercado brasileiro, o segundo mais importante para a companhia, atrás apenas dos Estados Unidos.
Criada com o Brasil em mente, por conta do alto número de desbancarizados, a Uber Cash permite o uso do aplicativo na modalidade pré-paga, como um telefone celular. A recarga poderá ser feita por meio de cartões vendidos em 280 mil pontos de venda e em redes como Walmart e Americanas, com cartões de crédito e por transferências de programas de fidelidade como Smiles e do Nubank. Para estimular o uso, as recargas terão até 5% de desconto para os usuários. O saldo não expira nunca.
Segundo o diretor de produtos financeiros da companhia, Rob Daniel, quando um usuário coloca créditos em um aplicativo, sua fidelidade e o uso aumentam. “Essa é a melhor forma de pagar o Uber e acredito que todos os usuários deveriam usar esse modalidade”, disse ao Valor.
Outro anúncio feito pela companhia foi a liberação de uma versão mais leve – apenas 5 megabytes (MB), contra 335 MB da versão tradicional) e mais simples (sem a visualização de mapas, por exemplo) de usar do aplicativo, o Uber Lite, voltada para celulares mais antigos. A versão foi desenvolvida na Índia e lançada por lá em janeiro.
“Queremos que todo o Brasil tenha acesso ao Uber. Hoje só atingimos cerca de 10% da população. Temos muito mais a fazer. Estamos só começando” disse vice-presidente de produtos, Manik Gupta. De acordo com ele, a expectativa é chegar a 2 bilhões de viagens no país até dezembro. Em junho, o Uber atingiu 10 bilhões de viagens em todo o mundo.
Em duas semanas, o Uber também colocará em funcionamento no Brasil uma versão remodelada de sua categoria de carona compartilhada, o Uber Pool – em que várias pessoas com destinos diferentes dividem um mesmo carro. O serviço, que custa até 35% mais barato que o Uber X, foi remodelado para resolver a reclamação dos usuários de falta de previsibilidade para chegar ao seu destino. Outra mudança é que os motoristas passarão a a ser remunerados nos mesmos percentuais que o Uber X.