O salto vertiginoso de acessos ao ChatGPT, software de inteligência artificial (IA) generativa lançado em novembro de 2022 pela OpenAI, chegou ao fim. É o que mostra um relatório recente da empresa de medição de audiência on-line Similarweb, apontando a primeira queda mensal de acessos, visitas e permanência no “chatbot” desde sua estreia.
Em junho, o tráfego mundial para o ChatGPT foi 9,7% menor do que em maio, segundo a Similarweb. No mesmo intervalo, houve queda de 5,7% no número de visitantes únicos e redução de 8,5% no tempo de permanência na ferramenta.
Mesmo que haja redução do tráfego a partir daqui, isso não torna o aumento do ChatGPT menos notável, destaca a Similarweb. Segundo a empresa, o site da OpenAI, para comunicação com o chatbot, continua sendo um dos mais acessados do mundo, com mais de 1,5 bilhão de visitas mensais.
Em cinco dias de lançamento, no fim de novembro, o ChatGPT alcançou 1 milhão de usuários, marca que a rede social Facebook, da Meta, levou dez meses para atingir, segundo um comparativo da empresa alemã Statista. Em dois meses, o ChatGPT atingiu 100 milhões de usuários ativos no mundo.
A Similarweb não explica as razões para a queda de acessos à ferramenta. Em maio, a OpenAI ganhou um concorrente de peso com a expansão do Bard, IA generativa do Google, para mais de 180 países e territórios.
A inclusão do ChatGPT no buscador Bing e no navegador Edge, anunciada em fevereiro pela Microsoft, principal investidora da OpenAI, poderia mitigar a rivalidade do Google, mas enfrenta percalços.
O Brasil, segundo país com o maior volume de downloads do ChatGPT para iOS, teve recuo de downloads diários do app de 76,4 mil em 26 de maio para 34,8 mil em 3 de junho.