Rússia vende mais de 100 bi de euros em combustíveis para a UE

Países da União Europeia (EU) já importaram cerca de 104 bilhões de euros de gás, petróleo e carvão da Rússia desde a invasão da Ucrânia por forças russas em fevereiro, ao mesmo tempo em que martelam na importância de o isolamento do regime de Vladimir Putin.

Segundo estimativas do Centro de Pesquisa em Energia e Ar Limpo (Crea, na sigla em inglês), um “think tank” em Helsinque (Finlândia), as importações europeias de carvão procedentes da Rússia já foram paralisadas e as importações de gás reduzidas dramaticamente, mas a UE continua a ser o maior importador de combustíveis russos.

Apesar de terem reduzido substancialmente os volumes de certas importações, os altos preços desses produtos, por causa da guerra, fazem com que os europeus continuem pagando uma fatura alta para Moscou, e indiretamente ajudando a financiar a máquina militar de Putin.

No total, desde que as forças russas invadiram a Ucrânia, os europeus importaram da Rússia 54,5 bilhões de euros de petróleo, 46,4 bilhões de euros de gás e 3,0 bilhões de euros de carvão, segundo o Crea. O total equivale a dois anos de orçamento do exército francês, por exemplo.

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/10/12/russia-embolsa-mais-de-100-bi-de-euros-com-venda-de-combustiveis-para-a-ue.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação