O empresário Rupert Murdoch anunciou nesta quinta-feira (21) a sua saída da presidência dos conselhos da Fox e da News Corp. Lachlan Murdoch, seu filho mais velho, se tornará o único presidente da News Corp e continuará como presidente executivo e diretor executivo da Fox, a partir de meados de novembro.
De acordo com comunicado divulgado pelas empresas nesta manhã, Rupert Murdoch será o presidente emérito dos conselhos das duas companhias.
Aos 92 anos, o empresário enviou uma carta aos funcionários em que explica que deixa as empresas “em boa saúde, assim como eu”.
“Nossas oportunidades superam em muito nossos desafios comerciais”, disse ele. “Temos todas as razões para sermos otimistas em relação aos próximos anos – certamente eu estou, e planejo estar aqui para participar deles. Mas a batalha pela liberdade de expressão e, em última instância, pela liberdade de pensamento, nunca foi tão intensa”, completou.
Em 2023, Murdoch concordou em pagar quase US$ 800 milhões para interromper um julgamento sobre o papel da Fox na disseminação de teorias conspiratórias sobre as eleições dos EUA em 2020. Na carta, ele continuou a alertar sobre o que descreveu como uma “batalha pela liberdade de expressão”.
“As elites têm um desprezo aberto por aqueles que não são membros de sua classe privilegiada. A maioria da mídia está em conluio com essas elites, vendendo narrativas políticas em vez de buscar a verdade. Em meu novo cargo, posso garantir que estarei envolvido todos os dias no embate de ideias”, explicou.
No comunicado divulgado pelas empresas, Lachlan Murdoch agradeceu ao pai pela trajetória. “Agradecemos a ele por sua visão, seu espírito pioneiro, sua determinação firme e o legado duradouro que ele deixa para as empresas que fundou e para inúmeras pessoas que ele impactou”, disse Lachlan, que já estava no comando das empresas desde 2019.
A notícia ocorre poucos meses depois de Murdoch, de 92 anos, ter descartado um plano que reuniria seu império de mídia por meio da fusão da Fox com a News Corp.
Murdoch, que tem seis filhos, há muito tempo desejava que eles assumissem as rédeas do império. Seu filho James foi CEO da Twenty-First Century Fox antes da decisão da empresa de vender seus ativos de cinema e televisão para a Walt Disney por US$ 71,3 bilhões, um acordo fechado em 2019.
James então canalizou os recursos do negócio para uma empresa de investimento privado, a Lupa Systems. Lachlan foi nomeado CEO da nova Fox Corp.