Pequenas fusões da Big Tech provocam leis antitruste dos EUA

A equipe da Comissão Federal de Comércio dos EUA apresentou dados na quarta-feira sobre pequenas aquisições por cinco grandes empresas de tecnologia, e a agência descartou as diretrizes sobre fusões verticais que combinam uma empresa com um fornecedor – ambas as etapas indicam planos para serem mais difíceis em negócios.

Após um estudo iniciado durante a administração de Trump, a equipe da FTC descobriu que Facebook (FB.O) , Alphabet’s Google (GOOGL.O) , Amazon.com (AMZN.O) , Apple (AAPL.O) e Microsoft (MSFT.O ) juntas tiveram 616 aquisições de 2010 a 2019 que foram acima de US $ 1 milhão, mas muito pequenas para serem relatadas às agências antitruste, entre outras descobertas.

A comissária Rebecca Slaughter, uma democrata, disse que olhar para os negócios individualmente não é adequado. “Penso nas aquisições em série como uma estratégia do Pac-Man. Cada fusão individual vista de forma independente pode não parecer ter um impacto significativo. Mas o impacto coletivo de centenas de aquisições menores pode levar a um comportamento monopolista”, disse ela.

A comissária Christine Wilson, uma republicana, pediu um estudo semelhante sobre fusões de saúde.

A FTC processou o Facebook no ano passado, alegando que a empresa de mídia social violou a lei antitruste. Ele pediu a um juiz para desfazer as ofertas do Facebook para o aplicativo de compartilhamento de fotos Instagram e o aplicativo de mensagens WhatsApp, embora ambos tenham sido avaliados pela agência.

A FTC, que começou a realizar reuniões abertas depois que a progressista Lina Khan se tornou presidente em junho, também votou pela retirada das diretrizes da era Trump sobre negócios verticais. Os republicanos Wilson e Noah Phillips se opuseram à decisão.

O Departamento de Justiça disse em um comunicado que estava revisando as diretrizes para fusões verticais e as diretrizes para acordos horizontais, ou fusões de concorrentes.

“A revisão do departamento já identificou vários aspectos das diretrizes que merecem um exame minucioso e trabalharemos em conjunto com a FTC para atualizá-las conforme apropriado”, disse Richard Powers, chefe interino da divisão antitruste, em um comunicado.

A FTC raramente tenta impedir negócios verticais, mas recentemente pediu a um juiz para bloquear o acordo da empresa de biotecnologia Illumina (ILMN.O) para comprar o Graal (GRAL.O) . As empresas buscam comercializar um exame de sangue para diagnosticar dezenas de tipos de câncer.

Os cinco comissários votaram de acordo com as linhas do partido para aprovar uma declaração de política sobre uma regra que exige que os consumidores sejam notificados de qualquer uso não autorizado de dados de saúde. Os comissários também aprovaram um processo para aceitar contribuições sobre regras potenciais.

https://www.reuters.com/technology/ftc-staff-present-findings-big-techs-smaller-acquisitions-2021-09-15/

Comentários estão desabilitados para essa publicação