OpenAI faz parceria com a Broadcom para projetar seus próprios chips de IA

OpenAI anunciou que está trabalhando com a fabricante de chips Broadcom para projetar seus próprios chips de computador com inteligência artificial (IA).

As duas empresas da Califórnia não divulgaram os termos financeiros do acordo, mas afirmaram que começarão a implantar os novos racks de “aceleradores de IA” personalizados no final do próximo ano.

Este é o mais recente grande acordo entre a OpenAI, fabricante do ChatGPT, e as empresas que constroem os chips e data centers necessários para alimentar a IA.

Nas últimas semanas, a OpenAI anunciou parcerias com as fabricantes de chips Nvidia e AMD, que fornecerão à startup de IA chips especializados para operar seus sistemas de IA. A OpenAI também fechou grandes acordos com a OracleCoreWeave e outras empresas que desenvolvem os data centers onde esses chips são alojados.

Muitos dos acordos dependem de financiamento circular, no qual as empresas estão investindo na OpenAI e fornecendo tecnologia para a startup mais valiosa do mundo, alimentando preocupações sobre uma bolha de IA. A OpenAI ainda não tem lucro, mas afirma que seu chatbot principal agora tem mais de 800 milhões de usuários semanais.

O CEO da OpenAI, Sam Altman, disse que o trabalho para desenvolver um chip personalizado começou há mais de um ano.

“O desenvolvimento de nossos próprios aceleradores contribui para o ecossistema mais amplo de parceiros que estão construindo a capacidade necessária para expandir as fronteiras da IA e proporcionar benefícios para toda a humanidade”, afirmou ele em comunicado.

As ações da Broadcom subiram mais de 9% na segunda-feira, após o anúncio pela manhã.

O CEO da Broadcom, Hock Tan, disse em comunicado que “estamos entusiasmados em co-desenvolver e implantar 10 gigawatts de aceleradores e sistemas de rede de última geração para pavimentar o caminho para o futuro da IA”./AP

https://www.estadao.com.br/link/empresas/openai-faz-parceria-com-a-broadcom-para-projetar-seus-proprios-chips-de-ia

Comentários estão desabilitados para essa publicação