Microsoft leva ChatGPT ao Windows e acirra corrida da inteligência artificial

Três semanas depois de adicionar inteligência artificial (IA) ao Bing, seu mecanismo de busca, e ao navegador de internet Edge, a Microsoft anuncia nesta terça-feira seu passo mais ousado na corrida dos chatbots, os softwares que usam inteligência artificial para conversar com o usuário. É a chegada dessa tecnologia ao sistema operacional Windows.

Com uma versão atualizada do Windows 11, que estará disponível para download a partir de hoje, o usuário poderá fazer buscas e acessar o chat do novo Bing diretamente da barra de tarefas do Windows. É aquela faixa que fica na parte de baixo da tela do computador e onde aparecem os aplicativos em uso. Para facilitar a digitação, a companhia redesenhou a janela de pesquisa existente na barra. A nova versão do Windows 11, que foi originalmente lançado há pouco mais de um ano, traz outras novidades como o aplicativo Phone Link, que integra funções do iPhone às do Windows. 

“É um momento emocionante para a tecnologia. As pessoas nunca usaram tanto o computador pessoal em seu dia a dia para fazer coisas novas como chamadas de vídeo, compras on-line e aprendizado. Também estamos no meio da próxima onda tecnológica, em que a inteligência artificial está se tornando popular para todos”, diz Yusuf Mehdi, vice-presidente global de vida moderna, busca e dispositivos da Microsoft, ao Valor.

Em janeiro, a Microsoft anunciou um investimento “plurianual e multibilionário” na OpenAI, startup de San Francisco que está por trás do ChatGPT, o chatbot que se tornou uma sensação instantânea ao ser lançado, em novembro do ano passado, e que é a base da IA usada pela Microsoft na internet. 

Em janeiro, apenas dois meses depois de lançado, o ChatGPT contabilizava 100 milhões de usuários mensais, tornando-se o aplicativo com crescimento mais rápido na história, segundo o banco suíço UBS. Com a chegada do chatbot ao Windows, esse número pode ser multiplicado por dez. O sistema operacional da Microsoft é usado todos os meses por 1,4 bilhão de pessoas e a barra de tarefas é um de seus elementos mais populares, com 1 bilhão de usuários, informa Mehdi. 

O novo Bing com inteligência artificial está em fase de testes. Cerca de 1 milhão de pessoas está usando a versão preliminar do serviço, em 169 países. Por enquanto, para ter acesso aos recursos de IA na barra de tarefas do Windows é preciso ser parte dessa comunidade ou estar inscrito na lista de espera on-line que a Microsoft estabeleceu para liberar o Bing remodelado. A companhia ainda não definiu quando a uma dimensão essencial a qualquer negócio de tecnologia: escala. versão final será liberada. 

A movimentação rápida da Microsoft aumenta a pressão sobre os rivais na disputa pela supremacia da inteligência artificial. Google, Meta e Baidu estão entre as demais “Big Techs” que já anunciaram ferramentas de IA. “Mas, por enquanto, somos o único produto disponível, o que é uma enorme vantagem”, diz Yusuf. 

Os chatbots têm se provado um campo difícil. As ações da Alphabet, dona do Google, perderam US$ 100 bilhões em valor num único dia, no início do mês, depois que foram identificadas imprecisões numa resposta dada pelo Bard, a plataforma de IA da companhia, sobre fotos de exoplanetas. O Bard, que tem caráter experimental, é apontado como a resposta da Alphabet ao ChatGPT, da Open AI e da Microsoft. 

Em novembro de 2022, a Meta – dona do Facebook, Instagram e WhatsApp – precisou fechar seu serviço Galactica, voltado a pesquisas científicas, apenas três dias depois de colocá-lo no ar. A plataforma de IA foi criada para ajudar a comunidade acadêmica, com recursos capazes de escrever artigos científicos e resolver fórmulas matemáticas. A retirada se deu porque o Galactica começou a reproduzir discursos de ódio e desinformação. 

As novidades lançadas hoje pela Microsoft estarão disponíveis apenas para usuários do Windows 11, o sistema operacional mais recente da companhia. Usuários do Windows 10 podem fazer o download do 11, gratuitamente, desde que cumpridas as exigências técnicas para a instalação no computador. Quem já tem o Windows 11 pode baixar a versão renovada ou aguardar pela atualização automática nas próximas semanas. 

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/02/28/microsoft-leva-inteligncia-artificial-ao-windows-e-acirra-guerra-dos-chatbots.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação