Meta vai reutilizar antiga usina nuclear nos EUA para produzir energia

Meta, dona de plataformas como WhatsAppFacebook e Instagram, fechou um acordo nesta terça-feira, 3, com a empresa Constellation, para utilizar uma antiga fábrica nuclear como geradora de energia limpa – uma forma de compensar suas pegadas de carbono em relação ao gasto com data-centers e outras operações pelo país.

A usina, chamada Clinton Clean Energy Center, fica em Illinois, nos EUA, e estava inicialmente programada para fechar em 2017 “após anos de perdas financeiras”, de acordo com a Constellation. O investimento da Meta na parceria vai permitir um ganho de produção de energia de 30 megawatts, para uma capacidade total de 1.121 MW.

O espaço ainda estava em funcionamento quando foi ameaçado por problemas financeiros em 2017. Agora, com a parceria, a Meta garantiu o funcionamento do local por mais 20 anos, em um investimento de valor não divulgado pela companhia.

“A partir de junho de 2027, o contrato apoia o relicenciamento e a continuidade das operações da usina nuclear de alto desempenho da Constellation em Clinton por mais duas décadas após o término do programa de crédito de emissão zero (ZEC) financiado pelos contribuintes do estado”, afirmou a Constellation em comunicado.

Ainda, de acordo com a empresa, a manutenção da antiga usina nuclear também vai preservar mais de mil empregos locais e gerar eletricidade suficiente para 800 mil residências.

Com isso, a Meta faz seu primeiro acordo de energia nuclear para compensar seu uso de eletricidade e colaborar com a compensação de carbono. A empresa não divulgou o quanto da cota de energia deverá ser comprada, mas deve ser uma parte significativa da produção de energia gerada pela usina, considerada livre de carbono

https://www.estadao.com.br/link/empresas/meta-vai-reutilizar-antiga-usina-nuclear-nos-eua-para-produzir-energia

Comentários estão desabilitados para essa publicação