A decepção do mercado com as estimativas de receita e de investimento para 2024 provocou forte desvalorização das ações da Meta Platforms, controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, apesar de a empresa ter mais que dobrado seu lucro nos primeiros três meses do ano.
A companhia reportou lucro de US$ 12,37 bilhões no primeiro trimestre deste ano, alta de 117% em comparação com reportado no mesmo período do ano passado. O lucro diluído por ação passou de US$ 2,20, um ano antes, para US$ 4,71. Apesar do resultado positivo, as ações da companhia registravam baixa de 12,2%, por volta das 17h20, cotadas em US$ 433 no pós-mercado da Nasdaq. No pregão regular, as ações recuaram 0,5%, a US$ 493,50.
O desempenho dos papéis reflete a projeção de receita da empresa para o segundo trimestre, que ficou abaixo das expectativas. A Meta também elevou a projeção para seus gastos de capital em 2024.
Para o próximo trimestre, a empresa espera que a receita total esteja na faixa de US$ 36,5 bilhões a US$ 39 bilhões. A estimativa pressupõe que as flutuações cambiais representem um impacto negativo de 1% no crescimento da receita total em relação ao ano anterior, com base nas taxas de câmbio atuais.
Além disso, a plataforma projeta que as despesas totais para o ano completo de 2024 estejam na faixa de US$ 96 bilhões e US$ 99 bilhões, devido a custos mais altos de infraestrutura e legais.
O lucro operacional da companhia somou US$ 13,82 bilhões entre janeiro e março, alta de 91% em relação ao primeiro trimestre de 2023, com margem operacional de 38%, contra 25% um ano antes.
Nos três meses primeiros meses do ano, a Meta registrou receita líquida de US$ 36,45 bilhões, um crescimento de 27% em relação ao reportado em igual período de 2023.
Os custos e despesas somaram US$ 22,64 bilhões entre janeiro e março, alta de 6% na comparação anual.
O resultado trimestral ficou acima das expectativas do mercado americano. Analistas escutados pela FactSet estimavam que a Meta registrasse um lucro por ação de US$ 4,30 e receitas de US$ 36,1 bilhões no trimestre.
“Para a [unidades de negócios e pesquisa] Reality Labs, continuamos esperando que as perdas operacionais aumentem significativamente ano após ano devido aos nossos esforços contínuos de desenvolvimento de produtos e aos investimentos para expandir ainda mais nosso ecossistema”, declarou a Meta, em nota.