IBM entra na corrida da IA generativa com o WatsonX

A efervescência da inteligência artificial (IA) generativa, que se popularizou pela ferramenta gratuita ChatGPT, da OpenAI, também elevou o interesse das empresas nas aplicações comerciais da tecnologia.

Mas enquanto Google e Microsoft também incorporam a IA generativa em ferramentas de buscas, a IBM entra nesta corrida buscando a vantagem de trabalhar exclusivamente com empresas. A IBM atua no segmento com o Watson Assistant, sua plataforma de IA conversacional, já bem conhecida no mercado, pois é usada por 40 mil empresas no mundo. Agora dá outro passo com o WatsonX, sua plataforma de IA generativa, que estará disponível em julho.

Apesar do nome em comum, as ferramentas têm diferentes propósitos. O WatsonX é um projeto independente de seu antecessor e está preparado para identificar os padrões em grandes quantidades de dados existentes gerando conteúdos novos sejam textos ou imagens. O Watson Assistant, diferentemente, é um conjunto de ferramentas de IA conversacional, não generativa. Quando foi lançado pela IBM em 2018, marcou o avanço da interação com computadores pelo uso de linguagem natural.

No início de maio, a ‘big blue’, como também é chamada a IBM, anunciou o WatsonX. Segundo a empresa, a proposta é ajudar empresas a “treinar, ajustar e implantar” modelos de aprendizado de máquina, incluindo uma biblioteca de modelos de IA generativa que podem ser aplicados em larga escala.

A especialista conta que a IBM vem trabalhando em IA generativa há mais de três anos e que o movimento de popularização ajuda a conscientizar as empresas de que projetos de IA não devem ser pontuais, o que considera um desafio. “Colocar a IA no dia a dia do negócio, e não só em um projeto isolado, é uma mentalidade que já precisa mudar entre os gestores nas empresas”

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/06/01/ibm-entra-na-corrida-da-ia-generativa-com-o-watsonx.ghtml

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