Depois de anos de crise econômica e sanitária, o humor está de volta à publicidade e ao topo das premiações do setor. Vencedores de prêmios usaram 12% a mais de pitadas cômicas, desde 2018, do que os demais concorrentes, de acordo com levantamento da empresa de dados e análises de marketing Kantar.
“Por muito tempo, tivemos campanhas mais emotivas, mas fazer rir também conecta as marcas à audiência”, afirma Francisco Bayeux de Araújo, diretor de atendimento da Kantar Insights. “O importante é que as propagandas precisam entreter, afinal, os comerciais são vistos como interrupção de um programa.”
O executivo acrescenta que, a depender do tom do humor, a criação pode funcionar em várias partes do mundo. É o caso da campanha de 150 anos da Heineken, que brinca com o seu próprio nome e foi exibida em diversos mercados. Produzida pela agência Le Pub, a campanha apresenta tentativas frustradas de se referir à marca de cerveja, passando por Hekken . Depois dá uma solução: é só chamar de “verde” que todo mundo sabe qual é.
A campanha foi eleita como a melhor peça para TV pelo prêmio Kantar Creative Effectiveness Awards 2024, que elege os anúncios mais eficientes do ano. Para se chegar aos vencedores – divulgados na quinta-feira (25) -, 1,97 milhão de pessoas participaram dos testes de anúncios em todo o mundo em 2023. Os consumidores identificaram quais foram as campanhas mais impactantes na TV e em plataformas digitais/sociais e impressas/externas.
A campanha brasileira mais bem colocada foi a da Samsung, que ficou em terceiro lugar na categoria TV. Nela, um gato impressiona seu dono ao falar “uau”, ao ver a nova TV Samsung. Isso é seguido pela frustração do dono em não conseguir fazer com que o pet diga “uau” novamente, o que só acontece quando o gato está de novo em frente ao aparelho.
Para a Kantar, essa campanha é um exemplo inteligente de humor que consegue se conectar com a marca.
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/04/29/humor-ganha-mais-espaco-em-anuncios.ghtml