Facebook suspende o Instagram Kids

O Instagram fez uma pausa em um novo aplicativo que está criando para crianças, disse o serviço de compartilhamento de fotos do Facebook Inc na segunda-feira, em um movimento que surge em meio à crescente oposição ao projeto. 

O Instagram Kids foi apontado como exigindo permissão dos pais para ingressar, e deveria fornecer conteúdo sem anúncios e adequado à idade, mas legisladores e grupos de defesa dos EUA pediram ao gigante da mídia social que desistisse de seus planos de lançamento, alegando preocupações com a segurança. 

“Não vamos parar de pressionar o Facebook até que eles desliguem permanentemente”, disse Josh Golin, diretor executivo do Fairplay, um grupo de defesa com foco em crianças. 

O Instagram disse em um post de blog que construir o Instagram Kids era a coisa certa a fazer, mas que estava pausando o trabalho e continuaria construindo suas ferramentas de supervisão parental. 

“A realidade é que as crianças já estão online e acreditamos que desenvolver experiências adequadas à idade, projetadas especificamente para elas, é muito melhor para os pais do que onde estamos hoje”, disse o documento, observando que havia versões de aplicativos da Alphabet Inc, YouTube e TikTok do ByteDance para menores de 13 anos. 

Quatro legisladores democratas, incluindo os senadores americanos Ed Markey e Richard Blumenthal, disseram na segunda-feira que ficaram satisfeitos com a decisão do Facebook, mas disseram que a pausa “é insuficiente”. 

“O Facebook perdeu completamente o benefício da dúvida quando se trata de proteger os jovens online e deve abandonar completamente este projeto”, disseram os legisladores, que também incluem as representantes dos EUA Kathy Castor e Lori Trahan. 

Em 2017, o Facebook lançou o aplicativo autônomo Messenger Kids, uma plataforma de mensagens instantâneas para crianças menores de 13 anos, que é controlada pela conta de um pai no Facebook. 

No início deste mês, o Wall Street Journal publicou um relatório que se concentrava em dados que sugeriam que o Instagram tinha um efeito prejudicial sobre os adolescentes, principalmente meninas adolescentes, e que o Facebook havia feito esforços para resolver o problema. 

https://www.reuters.com/technology/instagram-hits-pause-kids-version-app-2021-09-27/

Comentários estão desabilitados para essa publicação