A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, entrou com cinco pedidos de registro de marcas para a plataforma de pagamentos Meta Pay, quer será o novo nome do Facebook Pay. Os requerimentos foram feitos na última sexta-feira (13) ao Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos.
Nos pedidos, a Meta diz que, entre outras atividades – como o processamento de pagamentos eletrônicos e transferência de fundos – o Meta Pay é “serviço de rede social online que permite transações financeiras e troca de moeda digital, moeda virtual, criptomoeda, ativos digitais e blockchain, ativos digitalizados, tokens digitais, tokens de criptografia e ativos descentralizados.
No último dia 11, Stephane Kasriel, chefe da divisão financeira da Meta, anunciou, em texto publicado na plataforma digital Medium com o título “Aonde o Metaverso pode levar a fintech”, que o Facebook Pay em breve será renomeado Meta Pay.
Kasriel acrescentou que a Meta “está analisando e simplificando ainda mais a experiência de pagamentos em nossas plataformas agora, para que pessoas e empresas possam acessar os benefícios da interoperabilidade no metaverso”. Ele disse ver isso como “uma experiência de carteira única para as pessoas usarem para representar quem são, o que possuem e como pagam.
Ele afirmou também que a tecnologia blockchain “já está mostrando o profundo impacto que pode ter (…) Ela trouxe novas maneiras de comprar e vender produtos digitais, permitindo que os criadores monetizem suas paixões por meio de tokens”.
No texto, entre outros países, o executivo citou o Brasil, onde, segundo ele, a Meta “tem investido em parcerias com instituições financeiras locais para atender melhor as pessoas que historicamente não tiveram acesso a pagamentos digitais seguros e convenientes”.