Facebook fecha acordo para pagar News Corp por conteúdo na Austrália

A News Corp fechou um acordo de três anos de duração para fornecer notícias ao Facebook na Austrália, pondo fim à batalha entre os impérios controlados por dois bilionários que vinha sendo acompanhada em todo o mundo como um possível modelo para a regulamentação das grandes empresas de tecnologia.

O grupo noticioso controlado por Rupert Murdoch anunciou na segunda-feira que o acordo permitiria que a empresa “ofereça acesso a notícias e informações confiáveis a milhões de usuários do Facebook” no país, por meio da área de notícias da rede de mídia social. Os detalhes financeiros da transação não foram revelados.

O acordo inclui conteúdo dos jornais The Australian; Daily Telegraph, de Sydney; e Herald Sun, de Melbourne; bem como de publicações regionais da empresa, anunciou a News Corp em comunicado. O canal noticioso de TV paga Sky News Australia chegou a um acordo paralelo com o Facebook.

Os acordos surgem depois que a Austrália aprovou uma lei controvertida, no mês passado, com o objetivo de forçar grandes plataformas de tecnologia como o Facebook e o Google a pagar os provedores de notícias pelo conteúdo noticioso que elas veiculam.

Em 2017, órgãos reguladores antitruste da União Europeia multaram o Facebook em 110 milhões de euros por fornecer falsas informações durante análise de seu acordo de aquisição do Whatsapp em 2014 Dado 

autoridades de outros países enfrentam um dilema sobre como regulamentar o conteúdo veiculado no Facebook, do presidente-executivo e cofundador Mark Zuckerberg, e outras redes de mídia social vinham acompanhando atentamente as negociações australianas como possível modelo.

As plataformas online abocanham a vasta maioria da publicidade digital em circulação, o que priva os provedores tradicionais de conteúdo noticioso dos recursos necessários a cobrir as notícias locais e regionais. Legisladores nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá sugeriram adotar medidas semelhantes às implementadas na Austrália a fim de devolver poder comercial aos veículos noticiosos que enfrentam dificuldades.

O Google e a News Corp chegaram a um acordo durante o debate sobre o projeto de lei, mas o Facebook tomou a decisão dramática de excluir as notícias australianas de sua plataforma por diversas dias, até que o Parlamento do país aceitasse emendas que aumentariam o poder de negociação das empresas de tecnologia em suas transações com os provedores de notícias.

Diversos executivos do Facebook disseram ao Financial Times que se sentiram compelidos a tomar uma medida assim drástica em parte porque a News Corp vinha fazendo exigências inaceitáveis e estava “com a faca na garganta” da companhia durante as discussões. A News Corp nega vigorosamente essa descrição das negociações.

O blecaute noticioso também gerou fortes críticas ao Facebook por este ter adotado a “opção nuclear”, especialmente depois que serviços de emergência e páginas online de saúde essenciais terminaram cortados da plataforma inadvertidamente.

“O acordo com o Facebook é um marco na transformação dos termos comerciais para o jornalismo, e terá impacto material e significativo sobre as operações de notícias na Austrália”, disse Robert Thomson, presidente-executivo da News Corp.

Embora a quantia que o Facebook deva pagar não tenha sido revelada, Rod Sims, presidente da comissão de defesa da competição no governo australiano, disse ao Financial Times que os acordos a que Google e Facebook chegaram com provedores de notícias australianos provavelmente envolveriam pagamentos de mais de 100 milhões de dólares australianos (US$ 77 milhões) ao ano para as empresas jornalísticas.

“Os acordos são uma prova do sucesso de nossa legislação”, disse Sims.

O Google já chegou a um acordo mundial sobre conteúdo com a News Corp e a acordos locais com a Nine Entertainment, que controla os jornais The Sydney Morning Herald e The Age, de Melbourne, e com a Seven West, companhia de mídia que controla o West Australian. um jornal da cidade de Perth.

Negociações comerciais entre o Facebook e diversos outros grandes provedores de conteúdo noticioso na Austrália, entre as quais a Nine Entertainment, continuam, enquanto o gigante da mídia social batalha para persuadir Camberra a não impor regulamentação adicional.

A nova lei permite que o Tesouro australiano submeta as plataformas digitais a um novo código de negociação com a mídia noticiosa, que sujeitaria as grandes empresas de tecnologia a decisões de arbitragem inapeláveis e as exporia a penalidades severas em caso de não cumprimento das regras.

Josh Frydenberg, o secretário do Tesouro australiano, instou o Facebook a fechar negócios com os provedores de notícias da Austrália.

A Nine Entertainment declarou que “continuamos a manter conversações construtivas e frutíferas como Facebook. Quando houver alguma coisa a anunciar, o faremos para a [Bolsa de Valores da Austrália], como requerido”.

Andrew Hunter, o diretor de parcerias noticiosas do Facebook na Austrália e Nova Zelândia, disse que a companhia tinha “o compromisso de levar o Facebook News à Austrália”.

O Financial Times já chegou a acordos comerciais com o Facebook e o Google.

https://www1.folha.uol.com.br/tec/2021/03/facebook-fecha-acordo-para-pagar-news-corp-por-conteudo-na-australia.shtml

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