O Facebook perdeu seu mais importante executivo de produtos. Chris Cox é o mais alto diretor a deixar a empresa desde que o gigante da mídia social se envolveu em crises no ano passado. Sua saída se seguiu à decisão do Facebook de integrar seus aplicativos com mais força e usar mais criptografia, uma grande mudança em relação ao foco atual da empresa no compartilhamento público.
“Este será um grande projeto e precisaremos de líderes entusiasmados para tocar a nova direção”, disse ele em um post no Facebook. As ações caíram quase 2% no pregão pré-abertura após o anúncio.
Cox tem sido um executivo chave no Facebook, onde trabalhou por mais de uma década, ajudando a projetar e administrar o feed de notícias e depois se tornando o mais importante líder de produtos, além do CEO Mark Zuckerberg. Cox também teve uma grande influência na cultura da empresa, liderando a orientação para novas contratações toda segunda-feira de manhã.
“Por alguns anos, Chris tem discutido comigo seu desejo de fazer outra coisa”, escreveu Zuckerberg em um blog. “Mas depois de 2016, nós dois percebemos que tínhamos muito trabalho importante a fazer para melhorar nossos produtos para a sociedade, e ele ficou para nos ajudar a resolver esses problemas e nos ajudar a traçar um curso para nossa família de aplicativos daqui para frente”.
Cox era muito querido internamente, conhecido por seu estilo descontraído e por pregar sobre a criação de produtos que envolvessem mais empatia pelos usuários. Ele supervisionou a transformação do Facebook em uma plataforma de informações personalizada, fazendo ajustes editoriais no algoritmo de feed de notícias da empresa.
A próxima era do desenvolvimento de produtos no Facebook será muito diferente. A empresa quer que os usuários possam enviar informações uns aos outros em todos os principais aplicativos que possui, incluindo Messenger, Instagram e WhatsApp. O foco na criptografia – embaralhar mensagens para que até o Facebook não as consiga ver – pode ajudar a afastar os críticos de privacidade e, ao mesmo tempo, gerar novas receitas a partir de áreas em que a empresa não precisa policiar conteúdo.
Javier Olivan, executivo que trabalhou com Cox, liderará a integração dos aplicativos do Facebook, disse Zuckerberg.
Chris Daniels, que assumiu o serviço de mensagens WhatsApp após a saída dos fundadores no ano passado, também está deixando a empresa. Will Cathcart, que estava no comando do aplicativo do Facebook, agora fará o WhatsApp, enquanto Fidji Simo, executivo de vídeo do Facebook, assumirá o Facebook no geral.
Zuckerberg disse que os novos líderes se reportarão diretamente a ele. O CEO não está planejando substituir Chris Cox no curto prazo.