Democrata vence na Geórgia e amplia maioria no Senado

O reverendo Raphael Warnock, do Partido Democrata, derrotou seu adversário republicano, Herschel Walker, na disputa pelo Senado na Geórgia. O resultado do segundo turno da eleição nesta terça-feira, 6, garantiu a maioria democrata de 51 cadeiras no Senado dos Estados Unidos. Com essa maioria, os democratas deixam de depender do voto de minerva da vice-presidente Kamala Harris em eventuais votações na Casa e aumentam a crise no trumpismo.

Warnock, que é senador, conseguiu a reeleição ao derrotar o ex-astro do futebol americano Herschel Walker, um republicano escolhido e apoiado pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump. A Geórgia é o único Estado que tem um segundo turno na eleição legislativa, caso os candidatos ao Senado não alcancem 50% dos votos na primeira rodada —que ocorreu em 8 de novembro.

A eleição opôs dois candidatos negros e foi acirrada desde o começo com os dois com margens mínimas de diferença. Com 97% dos votos computados, o democrata aparece com 50,6% e as proejções indicam que Walker não pode mais virar.

A vitória de Warnock encerrou uma maratona de eleições de meio de mandato em que os democratas superaram o desafio da baixa popularidade de Joe Biden e da histórica perda de assentos na Câmara que normalmente ocorre com o partido que ocupa a Casa Branca. O partido também superou as expectativas e derrotou boa parte dos candidatos apoiados pelo ex-presidente Donald Trump, limitando a influência trumpista dentro do Partido Republicano.

Ao longo de uma das corridas ao Senado mais acirradas da história americana, Warnock pediu aos eleitores da Geórgia que superassem a divisão política provocada por Donald Trump, do Partido Republicano.

A derrota de Walker é mais uma na lista dos candidatos apoiados por Trump, que perderam em alguns dos principais Estados americanos, como NevadaArizona New Hampshire. Os candidatos a governador de Trump no ArizonaMichigan Geórgia também perderam nas primárias e nas eleições gerais do mês passado.

https://www.estadao.com.br/internacional/democrata-vence-segundo-turno-na-georgia-e-garante-maioria-no-senado-dos-eua/

Comentários estão desabilitados para essa publicação