Concorrência das fintechs estimulou bancarização

O pagamento do auxílio emergencial contribuiu de forma significativa para o aumento da bancarização no país entre 2019 e o ano passado. No entanto, esse processo já vinha acontecendo, motivado pelo ambiente mais digital e competitivo trazido, em grande parte, por instituições de pagamento e, de forma mais suave, pelos bancos. A avaliação é do diretor de relacionamento, cidadania e supervisão de Conduta do Banco Central, Maurício Moura, que participou ontem da “Live” do Valor

De acordo com ele, essa combinação explica o aumento de 86% para 896% da população adulta brasileira bancarizada – ou seja, que tem algum relacionamento com instituição financeira. O dado foi divulgado neste mês no Relatório de Cidadania Financeira do BC. 

“Já havia uma tendência do aumento da bancarização desde 2018, muito por conta da competição, pelo ambiente mais digital. Com outras instituições entrando no sistema financeiro, a participação das pessoas ficou mais diversificada. E, na pandemia, a bancarização teve um pico”, disse Moura. 

O relatório também mostrou que a quantidade de CPFs vinculados a algum produto ou serviço financeiro cresceu 50% entre 2018 e 2020 no mercado como um todo. Porém, nas instituições de pagamento (IP), a alta foi de 180%. 

Para o diretor do BC, o crescimento das IPs se deve à estratégia dessas companhias de adotar processos mais simples na hora de abrir uma conta – apesar da regulação parecida com a dos bancos tradicionais – e no relacionamento virtual, sem agências. 

“A abordagem mercadológica foi no sentido de se mostrar mais próximo do cidadão, com um custo baixo de relacionamento. E principalmente os jovens adotaram essa proposta”, afirmou. “A maior parte se relaciona com uma conta de pagamento, que é algo semelhante à conta de depósito, mas não oferece credito. Com isso, a quantidade de CPFs únicos saiu de 15 milhões pra 60 milhões.” 

As fintechs tornaram o sistema mais competitivo, levando as instituições tradicionais a reverem sua atuação, segundo Moura. 

https://valor.globo.com/financas/noticia/2021/11/23/concorrencia-estimulou-bancarizacao-diz-bc.ghtml

Deixe um comentário