Cientistas que fizeram descoberta sobre nanotecnologia recebem Nobel de Química

Os ganhadores do Prêmio Nobel de Química deste ano foram anunciados oficialmente poucas horas depois de seus nomes serem revelados em um e-mail que parece ter sido enviado por acidente. 

Os cientistas, escolhidos por suas descobertas no campo da nanotecnologia, são Moungi G. Bawendi, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Louis E. Brus, da Universidade Columbia, e Alexei I. Ekimov, que trabalhava na empresa de pesquisa Nanocrystals Technology, de acordo com a Real Academia Sueca de Ciências. Eles vão dividir o prêmio de 11 milhões de coroas suecas (US$ 1 milhão). 

Os três foram premiados “pela descoberta e desenvolvimento de pontos quânticos, nanopartículas tão pequenas que seu tamanho determina suas propriedades”, segundo informou ontem a academia. “Hoje esses componentes mais pequenos da nanotecnologia espalham sua luz a partir de televisores e lâmpadas de LED, e também podem guiar cirurgiões na remoção de tecido tumoral, entre muitas outras

Bawendi nasceu na França, Brus nos Estados Unidos e Ekimov na antiga União Soviética. 

Seus nomes foram revelados em uma mensagem de e-mail enviada na manhã de ontem, antes mesmo que o comitê se reunisse para escolher os ganhadores formalmente. Uma porta-voz contatada pela Bloomberg confirmou que o e-mail fora enviado e garantiu que naquele momento a academia ainda não tomara uma decisão sobre o prêmio. Ela disse haverá uma investigação sobre o ocorrido. 

Bawendi não fazia ideia de que acontecera um vazamento. “Fui acordado pela Academia Sueca, estava dormindo profundamente. Não ouvi nada sobre isso”, disse. Ele acrescentou que estava “muito surpreso, sonolento, chocado, que não esperava [a notícia] e sentia-se muito honrado” com ela. “Eu não achava que ganharia.” 

O sigilo em torno do prêmio mais cobiçado do mundo da ciência costuma ser mantido com rigor, embora em 2018 os meios de comunicação locais tenham noticiado que uma investigação interna descobriu que uma integrante do comitê revelara os nomes dos ganhadores ao marido. A investigação seguiu-se a escândalos que levaram à retirada do Nobel de Literatura daquele ano. 

Hans Ellegren, secretário-geral da academia, classificou o vazamento desta quarta-feira (04) como “algo muito lamentável”. 

“Houve um comunicado à imprensa que foi enviado por razões que ainda desconhecemos”, disse ele. “Estivemos muito ativos durante esta manhã, na tentativa de descobrir o que realmente aconteceu”, mas até o momento “não sabemos o que foi”. 

Mesmo assim, ele enfatizou que nenhuma decisão fora tomada antes do envio do e-mail, dado que é necessária uma reunião com todos os membros da academia para escolher os ganhadores. 

“A reunião não é uma mera formalidade”, assegurou Ellegren. “A academia como um todo decide quem receberá o Prêmio Nobel, e nenhuma decisão é tomada com antecedência.” 

Brus e Ekimov, em pesquisas separadas, foram os primeiros a criar pontos quânticos, que são cristais que frequentemente são compostos por apenas alguns poucos milhares de átomos. Em termos de tamanho, os pontos quânticos estão para uma bola de futebol da mesma forma que uma bola de futebol está para a Terra. Alterar o tamanho das nanopartículas permite controlar sua cor. 

A contribuição da Bawendi foi revolucionar seus métodos de produção com alta qualidade. 

Os prêmios anuais para realizações nos campos da física, da química, da medicina e da literatura e para a promoção da paz foram estabelecidos no testamento do sueco Alfred Nobel, o inventor da dinamite, que morreu em 1896. Um prêmio para a área de ciências econômicas foi acrescentado pelo banco central da Suécia em 1968. 

O anúncio dos ganhadores é feito pela academia em Estocolmo até 9 de outubro de cada ano. A única exceção é o Nobel da Paz, cujos ganhadores são selecionados pelo Comitê Norueguês do Nobel em Oslo. 

O Nobel de Química foi o terceiro anunciado na temporada, depois dos prêmios de Medicina e Física. 

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2023/10/04/cientistas-que-fizeram-descoberta-sobre-nanotecnologia-recebem-nobel-de-qumica.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação