Procure “Instagram” na loja de aplicativos da Apple e o primeiro resultado poderá não ser a rede social Instagram. Os negócios cada vez maiores de publicidade digital da Apple fizeram da App Store um espaço nobre para anúncios. Assim como nos casos do Google e da Amazon, os principais resultados nas buscas costumam ser pagos.
As ambições da Apple na publicidade coincidem com a ofensiva da empresa contra terceiros que rastreiam a atividade on-line dos usuários para mostrar-lhes anúncios personalizados. A ofensiva custou a empresas como a Meta bilhões de dólares em perda de receita publicitária.
O contraste causa estranheza. Mas por todo o setor de tecnologia, muitas empresas tentam fazer com que os anúncios digitais se somem a seu fluxo de receitas. Só sairão ganhando, contudo, as aquelas capazes de recolher grandes quantidades de dados que possam ser usados para casar os anúncios com o público.
A Apple conta com 860 milhões de pessoas que pagam por seus serviços e tem cerca de 2 bilhões de dispositivos em uso. Isso significa ter muitos dados à disposição. Por enquanto, a publicidade está limitada à App Store, a aplicativos de notícias e de ações e aos jogos de beisebol transmitidos pela Apple TV. Faria sentido, contudo, que os anúncios, a algum dia, também aparecessem em outros serviços, como os de meios de pagamento. O cuidado a se tomar é não prejudicar a “experiência do usuário”.
A decisão da Apple de se posicionar como uma plataforma de publicidade baseada na privacidade ajuda nesse aspecto. Os usuários da internet se mostram cada vez mais insatisfeitos por terem seus movimentos rastreados on-line e vendidos a compradores que permanecem nas sombras.
A Apple espera fazer com que seu setor de serviços e o de vendas de aparelhos contribuam em medidas iguais para os lucros. A receita dos serviços depende pesadamente das taxas cobradas dos desenvolvedores de aplicativos, algo criticado pelas autoridades reguladoras. Substituir parte dessas taxas por outra fonte de receita de alta margem de lucro deveria ser prioridade. A publicidade preenche os requisitos necessários.