Apple amplia aposta em crédito ao consumidor com o ‘compre agora, pague depois’

Em sua maior aposta na área de financiamento até hoje, a Apple oferecerá crédito direto ao consumidor com um novo produto do tipo “compre agora, pague depois” (“buy now, pay later”, ou BNPL, em inglês), assumindo um papel antes desempenhado por parceiros do setor bancário, como o Goldman Sachs, em outros serviços de empréstimo da fabricante do iPhone.

Os créditos de curto prazo disponíveis no novo serviço, chamado Apple Pay Later, que foi anunciado na segunda-feira (6), serão feitos por meio de uma subsidiária inteiramente de capital próprio, a Apple Financing LLC, segundo a companhia.

O Apple Pay Later (Apple Pague Depois, em inglês) será aceito pelos milhões de varejistas nos Estados Unidos que já utilizam o serviço de pagamentos on-line e sem fio do iPhone, algo que lhes garante um amplo alcance e uma base invejável de clientes que têm condições de arcar com o mais recente smartphone da empresa.

A incursão da gigante tecnológica no negócio principal dos bancos era temida há muito em Wall Street, depois dos vários anos de alianças incômodas em áreas como a de pagamentos móveis. Em 2 021, a Apple trabalhou com o Goldman Sachs na emissão de um cartão de crédito nos EUA e com bancos, como o Barclays no Reino Unido, para oferecer financiamento a compras feitas por meio de seus próprios dispositivos. Agora, os bancos terão um papel menor no novo produto financeiro.

Várias empresas tecnológicas, como Amazon, PayPal, Stripe, Shopify e Block (antes conhecida como Square), oferecem financiamento a pequenas empresas que vendem por meio de suas plataformas. No entanto, poucos grandes grupos tecnológicos, além de fintechs especializadas, como a Klarna e a Affirm, concedem empréstimos ao consumidor para compras gerais, como a Apple está planejando. 

https://valor.globo.com/financas/noticia/2022/06/09/apple-amplia-aposta-em-credito-ao-consumidor-com-o-compre-agora-pague-depois.ghtml

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