O segundo trimestre da Amazon refletiu efeitos de cortes de custos e da retomada de gastos das empresas com serviços de computação em nuvem e publicidade on-line.
Nos três meses encerrados em junho, a gigante americana de tecnologia e varejo registrou lucro líquido de US$ 6,7 bilhões, revertendo um prejuízo de US$ 2 bilhões um ano antes.
A receita líquida somou US$ 134,4 bilhões no segundo trimestre, alta de 11% em relação ao reportado um ano antes.
“Excluindo o impacto desfavorável de US$ 300 milhões das mudanças ano a ano nas taxas de câmbio ao longo do trimestre, as vendas líquidas aumentaram 11% em comparação com o segundo trimestre de 2022”, informou a empresa.
O lucro operacional somou US$ 7,7 bilhões no segundo trimestre e mais do que dobrou na base anual, com alta de 133,3% sobre o resultado obtido em igual intervalo do ano passado.
“Foi outro forte trimestre de progresso para a Amazon” destacou Andy Jassy, diretor-presidente da companhia, em comunicado.
Além da redução de custos, incluindo demissões, a empresa sentiu a retomada dos investimentos pelas empresas.
“Nosso crescimento na AWS se estabilizou à medida que os clientes começaram a mudar da otimização de custos para a implantação de novas cargas de trabalho, e a AWS continuou a aumentar sua posição de liderança significativa na nuvem com uma série de lançamentos de IA generativa”, disse Jassy.
A AWS registrou receita líquida de US$ 22,1 bilhões no segundo trimestre, alta de 12% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o lucro operacional de US$ 5,4 bilhões entre abril e junho teve queda de 5,26% ante igual período de 2022.
“Também continuamos a ver uma forte demanda por nossos serviços de publicidade à medida que a equipe continua inovando para as marcas”, acrescentou o executivo.
A receita da Amazon com publicidade on-line somou US$ 8,7 bilhões no segundo trimestre, alta de 11,5% sobre igual período de 2022. O segmento engloba venda de espaços de publicidade a vendedores do marketplace, editores, autores e outros.
A América do Norte representa o maior mercado da Amazon, tendo gerado receita líquida de US$ 82,5 bilhões no segundo trimestre, alta de 11% em base anual, e lucro operacional de US$ 3,2 bilhões, ante prejuízo operacional de US$ 600 milhões um ano antes.
No mesmo período, a receita líquida internacional, em mercados fora dos Estados Unidos, foi de US$ 29,7 bilhões, alta de 10%, mas houve prejuízo operacional de US$ 900 milhões. Um ano antes, a perda operacional somava US$ 1,8 bilhão.