Alta do ecommerce impulsiona corrida por vans elétricas de entrega

Operadores de frotas de entrega estão enfrentando pressão regulatória na Califórnia e em outros Estados para comprar veículos elétricos, mas a alta nas entregas de pacotes graças às medidas de isolamento para conter o coronavírus está deixando as empresas ansiosas para fazer a transição para o elétrico agora. 

E as empresas querem muito mais do que apenas versões a bateria de caminhões e vans que consomem gasolina ou diesel. 

Operadores de frotas como a UPS querem frotas de computadores sobre rodas que coletem dados e atualizem a segurança, além de recursos autônomos durante a noite para economizar dinheiro e aumentar o lucro. 

“Para nós, não se trata apenas de fazer as rodas girarem com um veículo de emissão zero”, disse Scott Phillippi, diretor sênior de manutenção e engenharia de frota da UPS, que prevê veículos “como os da Tesla” na vasta frota da empresa. “Trata-se de um veículo de tecnologia integrada – e é exatamente isso que estamos buscando.” 

Com sua capacidade de enviar atualizações por meio de redes sem fio para os carros elétricos dos clientes, a Tesla é vista como termômetro na transição do setor. Empresas como a UPS desejam aproveitar o recurso para levar medidas econômicas, autônomas ou de segurança para suas frotas em tempo real. 

Se, por exemplo, um fabricante desenvolvesse um recurso para evitar que um caminhão batesse em uma doca de carregamento, a UPS poderia colocá-lo em dezenas de milhares de veículos durante a noite, disse Phillippi. 

UPS, Amazon e outras empresas que fazem entregas estão criando e moldando o mercado emergente de vans e caminhões elétricos. A economia e as vantagens competitivas criadas pelos dados impulsionarão o mercado de veículos comerciais elétricos. 

A demanda por veículos comerciais elétricos está acelerando em parte porque o alcance da bateria, há muito uma preocupação, melhorou drasticamente, enquanto os custos caíram. 

A UPS encomendou 10 mil vans da startup Arrival do Reino Unido – a maioria para o mercado dos 

EUA – na qual também tem uma fatia minoritária. Também reservou 125 dos semirreboques da Tesla, 50 caminhões elétricos do Workhorse – com uma opção para mais 950 – e está testando caminhões elétricos com a startup Xos da Califórnia. 

Embora a demanda esteja disparando, a oferta ainda é praticamente inexistente e a produção tem sofrido atrasos. 

https://br.reuters.com/article/internetNews/idBRKBN2602X2-OBRIN

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