O lucro líquido da Alphabet, dona do Google, somou US$ 16,43 bilhões no primeiro trimestre deste ano, queda de 8,3% em relação ao mesmo período de 2021. Diluído por ação, o lucro foi de US$ 24,62, abaixo do visto um ano antes, de US$ 26,29.
Já a receita da companhia cresceu 23% de janeiro a março, na base anual, para US$ 68,01 bilhões.
“Estamos satisfeitos com o crescimento da receita do primeiro trimestre. Continuaremos a fazer investimentos para apoiar a criação de valor de longo prazo para todos os acionistas”, disse a diretora financeira da Alphabet, Ruth Porat, em nota.
A receita de publicidade do Google ficou 22,3% acima do visto no primeiro trimestre do ano passado, somando US$ 54,66 bilhões. O faturamento do Google Research foi de US$ 39,61 bilhões, crescimento de 24,3%, enquanto os anúncios no YouTube alcançaram US$ 6,87 bilhões, alta de 14,4%.
O serviço de computação em nuvem Google Cloud teve faturamento de US$ 5,82 bilhões nos três primeiros meses de 2022, avanço de 43,8%. Os custos operacionais do Google Cloud caíram 4,4% no período, para US$ 931 milhões.
“Houve um forte crescimento em pesquisa e nuvem que, em particular, estão ajudando pessoas e empresas à medida que a transformação digital continua”, declarou o presidente da empresa de tecnologia, Sundar Pichai.
No recorte regional, as receitas subiram em todas as regiões no comparativo anual. Ante o quarto trimestre de 2021, porém, houve queda de faturamento em todas as regiões, com destaque para América Latina e Canadá.
O conselho de administração da dona do Google aprovou a abertura de um programa de recompra de até US$ 70 bilhões de ações classe A e classe C.
Os papéis fecharam em queda de 3,04%, a US$ 2.390,12, durante o pregão regular.