Alibaba perde as estimativas de receita

O Alibaba Group Holding Ltd da China  perdeu as estimativas dos analistas para a receita do primeiro trimestre na terça-feira, já que seu negócio de comércio eletrônico foi prejudicado pelo aumento da concorrência de empresas menores, como a JD.Com Inc (9618 .HK) e Pinduoduo Inc (PDD.O) .

Os resultados do Alibaba refletem os da gigante do comércio eletrônico Amazon.com Inc (AMZN.O) nos Estados Unidos, uma vez que a redução das restrições relacionadas à pandemia fez com que mais consumidores visitassem lojas físicas em vez de fazerem pedidos online.

A receita de comércio do Alibaba cresceu cerca de 35%, para 180,24 bilhões de yuans no trimestre, em comparação com estimativas de 184,23 bilhões de yuans. No quarto trimestre, a receita da unidade cresceu mais de 70%.

No geral, a receita cresceu cerca de 34% para 205,74 bilhões de yuans (US $ 31,83 bilhões) no primeiro trimestre encerrado em 30 de junho, abaixo das estimativas de 209,39 bilhões de yuans, de acordo com dados IBES da Refinitiv.

O lucro líquido atribuível aos acionistas caiu para 45,14 bilhões de yuans, ante 47,59 bilhões de yuans no ano anterior.

Em uma base ajustada, a empresa ganhou 16,60 yuans por ação, acima das estimativas de 14,43 yuans.

O Ant Group, afiliada fintech do Alibaba Group, registrou um lucro de cerca de 13,48 bilhões de yuans no trimestre encerrado em março, de acordo com o documento do gigante do comércio eletrônico chinês.

A Alibaba, que detém cerca de um terço da Ant, registrou lucro de 4,49 bilhões de yuans no trimestre encerrado em 30 de junho com seus investimentos no conglomerado financeiro.

A receita na divisão de computação em nuvem do Alibaba cresceu 29% ano a ano, atingindo 16,05 bilhões de yuans (US $ 2,49 bilhões).

Os resultados vêm em meio a uma contínua repressão regulatória chinesa à indústria, durante a qual o Alibaba se tornou um dos principais alvos.

No final do ano passado, os reguladores suspenderam uma oferta pública inicial planejada de US $ 37 bilhões do Ant Group em Xangai e, posteriormente, pediram uma reestruturação da unidade financeira.

Em abril, o regulador antimonopólio da China multou o Alibaba em US $ 2,75 bilhões por envolvimento em práticas anticompetitivas.

Durante uma teleconferência de resultados com investidores, o CEO da Alibaba, Daniel Zhang, disse que a empresa continuaria a monitorar o impacto das mudanças regulatórias em andamento nos negócios da empresa.

Ele citou uma recente repressão regulatória em plataformas de mercado comunitário, permitindo que os vendedores ofereçam itens abaixo do preço de mercado como um exemplo de um setor que a empresa está monitorando, além da Lei de Segurança de Dados e uma investigação do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação sobre links abertos entre plataformas rivais.

“Estamos estudando os requisitos regulatórios, avaliando os impactos potenciais em nossos negócios relevantes e responderemos positivamente com ações”, disse Zhang.

https://www.reuters.com/business/retail-consumer/alibabas-quarterly-revenue-jumps-34-2021-08-03/

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