Tesla pressiona nos EUA para aumentar penalidades de economia de combustível

A Tesla está pressionando o governo do presidente Joe Biden e um tribunal de apelações dos EUA a agir rapidamente para aumentar as penalidades civis para as montadoras que não atenderem aos requisitos de economia de combustível.

A fabricante de veículos elétricos Tesla vende créditos a outras montadoras para ajudá-los a atender aos requisitos de emissões de veículos do governo e diz que esses créditos são menos valiosos devido a mudanças nas regras feitas pelo governo do ex-presidente Donald Trump. Tesla se reuniu virtualmente em 30 de agosto com funcionários da Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário (NHTSA), de acordo com um documento apresentado pela agência na semana passada.

Em 18 de agosto, a NHTSA emitiu um aviso dizendo que poderia impor penalidades mais altas para os anos modelo anteriores para fabricantes de automóveis que não cumprissem os requisitos de eficiência de combustível, mas primeiro considerará os comentários públicos.

As montadoras alertaram que aumentar as penalidades pode custar-lhes pelo menos US $ 1 bilhão por ano, tanto por não cumprimento das regras quanto por preços mais altos para créditos usados ​​para cumprir as regras.

A administração do Trump em seus últimos dias em janeiro atrasou um regulamento de 2016 que mais do que dobrou as penalidades para as montadoras que não atenderam aos requisitos de Economia Média de Combustível Corporativa (CAFE).

O memorando do governo disse que Tesla sugeriu que a NHTSA retirasse a ação de Trump imediatamente, dizendo que “produz incerteza contínua em investimentos e transações em toda a indústria, e quaisquer atrasos continuarão a ter efeitos deletérios no mercado de crédito até que o problema seja resolvido.” Ele acrescentou que a Tesla acredita que “quaisquer atrasos continuarão a ter efeitos deletérios no mercado de crédito”.

Tesla em 27 de agosto, separadamente, mais uma vez pediu ao Tribunal de Apelações do Segundo Circuito dos EUA para restabelecer rapidamente as penalidades mais altas. O tribunal rejeitou o pedido de Tesla em abril para ação imediata pendente da revisão da NHTSA.

“A incerteza perpetuada pelo lento ritmo de regulamentação da NHTSA é, portanto, agravada pela probabilidade de mais uma rodada de litígios”, escreveu Tesla, alertando que a incerteza “pode ​​durar vários anos mais.”

Um grupo que representa as principais montadoras, incluindo General Motors (GM.N) , Toyota Motor (7203.T) , Ford Motor (FN) e Volkswagen (VOWG_p.DE) , pediu ao tribunal para rejeitar o pedido de Tesla. “Que Tesla possa se beneficiar de mais certeza sobre o valor dos créditos CAFE que acumulou dificilmente é uma razão para interromper um processo administrativo em andamento”, escreveu o grupo em um processo judicial.

Sob o ex-presidente Barack Obama, as penalidades mais altas deveriam começar no ano modelo de 2019, mas Trump definiu a data efetiva como o ano modelo de 2022. NHTSA está considerando restabelecer a regra de Obama.

As penalidades do CAFE do ano anterior, que ainda não foram avaliadas, poderiam custar à matriz da Chrysler Stellantis (STLA.MI) centenas de milhões de dólares, enquanto aumentam o valor dos créditos vendidos pela Tesla.

Stellantis disse em agosto que os custos relacionados a multas potenciais mais altas do CAFE poderiam ser de cerca de 521 milhões de euros (US $ 609 milhões). A Fiat Chrysler pagou quase US $ 150 milhões por não cumprir os requisitos de 2016 e 2017.

https://www.reuters.com/legal/transactional/tesla-pushes-us-boost-fuel-economy-penalties-2021-09-22/

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