Reino Unido e Europa tentam destravar acordo da Brexit

Conversas estavam sendo realizadas de forma virtual após um integrante da equipe da União Europeia ter contraído a covid-19. Reino Unido e União Europeia (UE) vão retomar neste sábado as negociações presenciais para tentar destravar um acordo para regular as relações comerciais após o fim do período de transição do Brexit, em 31 de dezembro deste ano. 

O negociador-chefe da UE, Michel Barnier, confirmou nesta sexta-feira que irá a Londres para continuar dialogando com os britânicos, mas adotou um tom cauteloso sobre a possibilidade de um acordo nos próximos dias. “As mesmas divergências significativas permanecem”, disse ele no Twitter. 

As conversas estavam sendo realizadas de forma virtual após um integrante da equipe da UE ter contraído a covid-19. Depois de cumprir um isolamento obrigatório, Barnier e seus colegas poderão retomar as negociações presenciais com os britânicos, liderados por David Frost. 

Em uma conversa com embaixadores da UE hoje, Barnier afirmou que última rodada de negociação não rendeu frutos. Os dois lados continuam discordando sobre os direitos de pesca em águas britânicas e sobre o pedido da UE para que o Reino Unido garanta “igualdade de condições” na competição entre empresas. Há também divergências sobre como garantir que o acordo será cumprido pelas partes. 

O clima do lado britânico é mais otimista. Nesta semana, o ministro das Finanças, Rishi Sunak, chegou a afirmar que o acordo estava “tomando forma”. “Com uma 

atitude construtiva e boa vontade de todos os lados, poderemos chegar lá”, disse ele à Sky News. 

O impasse nas negociações tem aumentado as especulações sobre a necessidade de que o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, interfiram nas conversas. 

Na última quarta-feira, Von der Leyen afirmou que houve “avanços genuínos” em uma série de questões importantes para o acordo, mas advertiu que não era possível garantir que os dois lados se entenderão. 

Também em mensagens postadas no Twitter, Frost afirmou hoje que estava ansioso para receber a equipe de Barnier. “Algumas pessoas estão me perguntando por que ainda estamos conversando. Minha resposta é que meu trabalho é fazer o máximo para ver se existem as condições para um acordo. É tarde, mas um acordo ainda é possível”, disse ele. 

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2020/11/27/reino-unido-e-ue-tero-nova-rodada-de-negociaes-para-tentar-destravar-acordo-comercial.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação