Indústria fraca indica retomada lenta na China

Um indicador da atividade industrial na China caiu em maio, o que indica o ritmo fraco da recuperação no país após o tombo do primeiro trimestre, causado pela epidemia de covid-19. 

O índice oficial de gerentes de compra do setor industrial caiu para 50,6, abaixo do previsto, ante os 50,8 de abril, segundo dados divulgados ontem pelo instituto nacional de estatísticas da China. O índice dos setores não industriais subiu para 53,6. 

Qualquer resultado acima de 50 indica expansão do setor. Abaixo de 50, indica retração. 

O dado sugere que a recuperação da China após a epidemia corre o risco de perder fôlego, após a aceleração inicial apoiada pela retomada da demanda. 

Apesar de a maior parte das fábricas ter retomado as atividades e a produção estar crescendo, o colapso das encomendas abalou o setor industrial. 

“A demanda global ainda está fraca, mesmo com o relaxamento das medidas de lockdown em algumas das principais cidades pelo mundo”, afirmou Iris Pang, economista-chefe para a China do banco ING em Hong Kong. “O nível de emprego caiu novamente em maio, e isso se deve às demissões de operários depois que as fábricas sofreram cancelamentos seguidos de encomendas do exterior”, disse ela. 

O governo chinês anunciou trilhões de yuans em investimentos em infraestrutura num novo pacote de estímulo à economia para este ano. O anúncio ocorreu na reunião anual do Congresso Nacional do Povo (CNP, o Parlamento chinês), que se encerrou nesse fim de semana. 

O governo também abandonou a meta de crescimento para este ano, atribuindo a decisão às incertezas na economia global decorrentes da epidemia. 

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2020/06/01/industria-fraca-indica-retomada-lenta-na-china.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação