ESPM-ICE Social Business Challenge, nos dias 10 e 11 de outubro, premiará projetos de negócio social com notebooks e tablets

Rose Mary de Almeida Lopes

Com o objetivo de introduzir para as novas gerações o espírito empreendedor do negócio social, a ESPM-SP e o ICE – Instituto de Cidadania Empresarial promovem, nos dias 10 e 11 de outubro, sexta e sábado, um workshop diferente. Durante dois dias, 110 jovens alunos do ensino médio e universitários, de escolas públicas e privadas, terão a oportunidade de criar um projeto em prol da melhoria na educação brasileira. ESPM-ICE Social Business Challenge premiará 2 projetos com notebooks, tablets e a incubação da melhor ideia.

“A contribuição de quem vivencia o problema da educação, inclusive com a adesão de jovens de escolas públicas, pode ser considerada um dos pontos centrais deste evento”, sintetiza o professor Mauricio Turra, coordenador do ESPM Social Business Centre e um dos idealizadores do evento ao lado de Rose Mary de Almeida Lopes.  “O ICE apoia o ESPM-ICE Social Business Challenge porque acredita na formação de lideranças que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas de baixa renda, a partir de um modelo de negócio que gere impacto social em escala e seja financeiramente sustentável”, explica Celia Cruz, diretora executiva do instituto.

O ESPM-ICE Social Business Challenge terá a participação dos palestrantes Eduardo Bontempo, empreendedor, criador de uma plataforma de ensino adaptativo chamada Geekie Lab; Caio Vinícius Silva Braz, empreendedor e criador de inovações sociais  e a Martha Terenzzo, professora de gestão da inovação do CIC-ESPM.

No primeiro dia, após tomarem conhecimento do contexto socioeconômico da educação no Brasil, terem acesso a casos inspiradores, compreenderem a diferença de um negócio social e um empreendimento que apenas vise lucro, se apropriarem de ferramentas modernas para a criação do projeto, os jovens formarão grupos e iniciarão brainstorming para gerar projetos inovadores.

No sábado, segundo dia de workshop, os jovens farão reuniões de trabalho apoiados por mentores/orientadores visando estruturar e aperfeiçoar seu modelo de negócio e apresentarão seus projetos para uma banca, que elegerá as melhores ideias, premiadas com dois notebooks, 12 tablets e incubação de dois projetos.

As inscrições podem ser realizadas pelo endereço http://www.espm.br/socialchallenge.

Dos alunos de escolas particulares será cobrada uma taxa de R$ 120,00, os de escolas públicas, serão isentos desta taxa e, aqueles que tiverem feito inscrição para o vestibular da ESPM terão um desconto de 50%. Os detalhes estão no site mencionado acima.

O ESPM-ICE Social Business Challange acontecerá no campus da Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, próximo a estação do metrô Vila Mariana.

Comentários estão desabilitados para essa publicação