A aprovação do pacote de infraestrutura de quase US$ 1 trilhão pelo Senado dos EUA proporcionou impulso de alta às ações de empresas de energia, matérias primas e siderúrgicas, vistas como potenciais beneficiárias dos projetos de renovação de pontes, estradas e outra obras públicas.
Um popular fundo ETF de ações que reúne empresas que se beneficiarão dos novos gastos, o Global X U.S. Infrastructure Development ETF, subiu ontem 2,2%, bem acima da alta de 0,1% do índice S&P-500. Na expectativa da aprovação do pacote pelo Senado, esse fundo ETF acumula uma alta de 4,7% nos últimos 30 dias.
Outro fundo ETF de ações de empresas ligadas à infraestrutura, o iShares US Infrastructure ETF, subiu ontem 1,45%.
Entre os destaques individuais, as ações da Caterpillar (máquinas e veículos pesados) subiram 2,5%, as da Deere (equipamentos de construção) ganharam 2% e as da Vulcan Materials (materiais de construção) avançaram 2,2%.
O setor de siderurgia foi um dos que mais se animou com a promessa de novos gastos. As ações da US Steel avançaram 4,7%, enquanto as da Nucor dispararam 9,8%.
Com os novos casos de covid-19 voltando a subir nos EUA, o avanço no pacote de infraestrutura deve proporcionar apoio à recuperação econômica em curso, segundo analistas. “O mercado está olhando para a parte 1 [o pacote de infraestrutura], o mercado está de acordo com isso”, disse Ken Polcari, sócio da consultoria Kace Capital Advisors.