Usuários já não compartilham tanto no Facebook

Parece que o futuro chegou… Pesquisas mostram que os usuários estão postando com menos frequência na rede social, que depende deles para a grande maioria de seu conteúdo. No terceiro trimestre, 34% dos usuários do Facebook atualizaram seu status e 37% compartilharam suas próprias fotos, comparado com 50% e 59%, respectivamente, no mesmo período de 2014, segundo a firma de pesquisa GlobalWebIndex.

Os usuários do Facebook ainda visitam a rede frequentemente. Cerca de 65% dos 1,49 bilhão de usuários mensais visitaram o site diariamente em junho. Mas, atualmente, eles são mais propensos a ler e curtir outros posts do que postar uma nota ou uma foto, como mostoru material do The Wall Street Journal, assinada por Deepa Seetharaman, publciada no Valor de 4/11, pg B9.

Isso ainda não é um problema para o Facebook, que ganha dinheiro ao exibir anúncios para usuários. Hoje, a empresa americana deve registrar um salto de 36% na receita quando divulgar seus resultados trimestrais.

Mas pode haver problemas adiante. Num estudo de 2009, pesquisadores afirmaram que era “vital” para o Facebook incentivar uma ampla gama de usuários a contribuir com conteúdo.

Se menos usuários decidem publicar,o Facebook pode “ficar muito árido ou muito chato”, diz Jason Mander, diretor de tendências da GlobalWebIndex.

O Facebook está contra-atacando com novos recursos. Desde 25 de maio, a rede social vem exibindo alertas relacionados a eventos no topo do feed de notícias de alguns usuários, para incentivar conversas. Os alertas são baseados, em parte, nas curtidas e localização dos usuários, segundo o Facebook e empresas que trabalham com a rede social.

Em 25 de maio, por exemplo, o Facebook lembrou os usuários dos Estados Unidos sobre o feriado “Memorial Day”, em homenagem aos soldados mortos a serviço do país. O site mostrou a imagem da bandeira americana e a pergunta: “O que você está pensando?” Em 27 de setembro, o Facebook exibiu a imagem de uma lua crescente para alertar sobre o eclipse da chamada superlua. Em outubro, em colaboração com a AMC Network Entertainment LLC, a rede social lembrou os fãs da série “The Walking Dead” que uma nova temporada estava estreando. Um porta-voz do Facebook disse que a firma está testando “lembretes oportunos de coisas sobre as quais as pessoas podem querer postar”. Até agora, as taxas de resposta têm sido “excelentes”, disse o porta-voz, sem fornecer detalhes específicos.

“As pessoas continuam compartilhando bastante no Facebook e o nível geral de compartilhamento não só continua alto, mas similar aos níveis de anos anteriores”, disse o porta-voz.

Dados sobre frequência de postagens no Facebook são surpreendentemente raros. Analistas definem “engajamento” como a proporção de usuários mensais que acessam a rede social diariamente, mas isso não reflete o que eles fazem no site.

A empresa forneceu alguns detalhes no início, mas parou depois da abertura de capital, em 2012. Em agosto de 2011, por exemplo, o Facebook informou que seus usuários criavam, em média, 90 peças de conteúdo por mês, incluindo notícias e fotos. A firma nunca atualizou esse dado.

Na semana passada, o Facebook informou que, em 2014, usuários compartilharam 50 bilhões de postagens de conteúdo em outros apps e sites, o que representa cerca de três posts mensais por usuário. O Facebook não quis informar o volume de conteúdo compartilhado na rede social como um todo.

A GlobalWebIndex obtém seus dados a partir de pesquisas trimestrais com cerca de 50 mil internautas em 34 mercados mundiais, sendo quase 40 mil usuários do Facebook. A firma pergunta aos usuários se eles participaram de alguma das 24 atividades na rede social durante o mês anterior, como “curtir” postar ou atualizar o status. Os usuários que acessam o site, mas não postam, comentam ou curtem são considerados “passivos”.

Mander, o diretor da firma, diz que os esforços do Facebook podem estar começando a dar resultado. No terceiro trimestre, 50% dos internautas consultados pela GlobalWebIndex disseram que estavam ativos ou contribuíram com conteúdo no Facebook, comparado com 42% no primeiro trimestre.

Pesquisas anteriores do Centro de Pesquisa Pew mostram uma tendência em direção à passividade. Em 2010, cerca de 14% dos usuários do Facebook nos EUA pesquisados pelo Pew disseram que atualizavam seu status pelo menos uma vez por dia e 61% disseram que atualizavam pelo menos uma vez a cada poucas semanas. Em 2013, apenas 10% disseram que atualizavam seu status diariamente e 47% pelo menos a cada poucas semanas. As mesmas pesquisas revelaram que mais usuários dizem que comentam sobre o status, fotos e links de outros. O Pew não atualizou essa pesquisa.

Comentários estão desabilitados para essa publicação