South by Southwesth, megafestival de interatividade, música e cinema em Austin, Texas, recebeu, pela primeira vez, participação oficial do Brasil. Isto quer dizer, de empresas nacionais em busca de investimento, negócios e internacionalização.
Conhecido pela sigla SXSW, este festival reúne pensadores, criadores, empreendedores e investidores e se constituiu em um dos principais lugares em que startups podem sair do papel ou alçar voos mais longos.
Os empreendedores que vão até o festival, como mostrou matéria do Estadão de 10/03, pg B4, querem ampliar conexões com representantes de grandes empresas globais e de fundos de investimentos. As histórias de grandes negócios que nascem de encontros casuais no festival são lendárias. Ou, de empresários que utilizam o festival para catapultar suas ideias, como foi o caso do hoje gigante Twitter, em 2007.
A participação nacional no SXSW é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex, que selecionou 26 empresas para o evento, 14 startups e 12 “adultas”. A expetativa do grupo é captar US$ 34 milhões e fechar negócios de US$ 3 milhões.
Além de dar caráter institucional à participação das empresas, a Apex investiu na presença física em Austin com a casa Brasil, espaço que abrigará eventos sobre a atuação brasileira nos três pilares do festival: interatividade, cinema e música.