O maior mercado consumidor do País não é mais a Grande São Paulo. Neste ano, a região metropolitana da Capital paulista perdeu o posto de mercado principal para o interior do Estado. Na verdade, este resultado apenas consolida a trajetória de desconcentração econômica cumprida nos últimos cinco anos.
Nesse período, a maior parte das capitais brasileiras perdeu participação no consumo total das famílias. Em 2001, 36,7% do consumo das famílias estava nas 27 capitais. Em 2007, essa participação já era só de 33,1%. Neste ano, recuou para 32,4%.
Porém, o caso mais relevante foi o de São Paulo, pelo volume de recursos envolvidos. Em 2012, o consumo dos domicílios no interior do Estado de São Paulo deve alcançar a soma de R$ 382,3 bilhões, ou 50,2% do total. Já Grande São Paulo , que inclui 38 municípios e historicamente era o maior mercado do Brasil, vai movimentar com R$ 379,1 bilhões , ou 49,8% do total de gastos. Os cálculos são de uma consultoria independente, a IPC Marketing.
A principal explicação para esta desconcentração nos gastos é a migração das empresas. Para reduzir os gastos da produção, os empresários deslocam as fábricas para o interior. A maior redução de gastos ocorre com o transporte dos trabalhadores. Outro ponto importante é a escassez e o alto preço dos terrenos na Grande São Paulo.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho confirmam essa mudança na oferta de trabalho. Em 2007, 58% dos postos de trabalho com carteira assinada estava na Grande São Paulo em 48% no interior. Em 2011, o interior de São Paulo ficou com 65,6% do emprego formal enquanto a Capital caiu para 34,4% dos empregos com carteira assinada.
A multiplicação dos shoppings centers nas cidades do interior é só o aspecto mais visível dessa mudança.