Publicidade na internet avança 26% em 2017

Com receita de R$ 14,8 bilhões, a publicidade na internet fechou o ano de 2017 representando quase um terço do mercado no Brasil, segundo Interactive Advertising Bureau (IAB), que reúne empresas do setor.
Em meio às incertezas com a recuperação da economia o segmento avançou quase 26%, como estimava o IAB. Na avaliação de Ana Moisés, presidente do órgão, o crescimento mostra que o meio digital se consolidou no Brasil e que o avanço continuará sendo acelerado nos próximos anos. “Você tem crescimento de investimento de quem já investia, tem anunciantes novos e também tem uma migração de verbas de outras áreas – eventos, relações públicas, pontos de venda. É um resultado muito positivo”, diz.
Assim como ocorreu em 2016, a expansão foi puxada pelos recursos investidos na publicidade em vídeo. O formato, que tem como principal representante o YouTube, do Google, recebeu 45,5% mais dinheiro dos anunciantes, chegando a R$ 3,2 bilhões, ou 22% do bolo – era 18,6% em 2016. Os anúncios em redes sociais e banners (também conhecidos como “display ads”) tiveram crescimento de 37,7%, para R$ 5,3 bilhões, ou pouco mais de um terço do mercado, aproximando-se cada vez mais do formato mais usado, os anúncios em mecanismos de buscas e classificados. Tendo o Google como empresa mais relevante, o segmento perdeu um pouco de espaço – de 48% para 44% do mercado – porque cresceu em ritmo mais lento que os outros: 13,6%, para R$ 6,5 bilhões.
Mais de um quinto do anúncios (22,5%) foi comprado usando ferramentas tecnológicas que automatizam o processo, a chamada mídia programática. Em 2016, o percentual foi de 16,5%.
Para 2018, o IAB ainda não fez uma estimativa de desempenho do mercado. De acordo com Cris Camargo, diretora executiva do IAB, o número será apresentado no decorrer do ano, depois que uma nova metodologia para a pesquisa for definida. “Hoje a verba de comunicação não está concentrada apenas no departamento de marketing, as áreas das empresas também fazem seus investimentos. Além disso, uma campanha digital envolve a contratação de várias ferramentas tecnológicas, não só a compra de mídia. Queremos ter mais clareza sobre para aonde o dinheiro está indo”, diz.\

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