Os pais brasileiros, segundo estudo global do banco HSBC, apostam no gasto em ensino para garantir o sucesso dos filhos. O estudo mostra que 79% dos entrevistados no Brasil acreditam que pagar pela Educação é o melhor investimento que podem fazer para a próxima geração.
A pesquisa foi realizada com 4.592 pessoas em 15 países, entre dezembro de 2013 e janeiro deste ano e foi publicada no Estadão, de 16/04, pg B9. Depois do Brasil a importância é maior na China, 77%, Turquia e Indonésia cada um com 75% . A média mundial é 58%.
Os brasileiros entrevistados apontaram educação como destino ideal de recursos. No Brasil, 44% aportariam preferencialmente recurso para ensino, resultado superior à média mundial que é 42%. A segunda opção é fundo de investimento, 15% e a terceira é iniciar um negócio, 10%.
Os dados do estudo mostram que 97% dos pais desejam que os filhos frequentem a universidade, 84% uma pós graduação e 77% esperam que os filhos tenham um nível e educação melhor que o deles.
Dois motivos explicam essa relevância da Educação no Brasil. Primeiro, associação entre ensino privado e qualidade do ensino; depois, mudança comportamental com aumento da importância dada para educação.
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD do IBGE, revelam essa mudança comportamental. De 1992 a 2012 o percentual dos brasileiros com mais de 22 anos com até 4 anos de estudo caiu pela metade de 60% para 33,1% da população. Na outra ponta, a parcela dos que têm 12 anos ou mais de estudo subiu de 7,6% para 15,9%.