Ocidente avalia reação a ataque nuclear russo

Governos ocidentais avaliavam ontem planos de contingência para o caso de a Rússia cumprir as ameaças de usar armas nucleares na Ucrânia.

As advertências nucleares do presidente russo são “um assunto que precisamos levar muito a sério”, disse o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan. “Comunicamos direta e privadamente em níveis muito altos do Kremlin que qualquer uso de arma nucleares terá consequências catastróficas para a Rússia, e que os EUA e aliados responderão de forma decisiva”, disse.

“Se [o presidente russo, Vladimir Putin] acha que suas ameaças vão intimidar a Ucrânia ou fazê-la desistir de 20% de seu território, ou intimidar o Ocidente para que não ajudemos a Ucrânia, ele precisa saber que o que ocorreu foi o oposto”, disse um alto funcionário dos EUA ao jornal britânico “Financial Times”.

A avaliação do Ocidente é a de que as advertências de Putin sobre o lançamento de ataques nucleares à Ucrânia “não são um blefe”. Essas ameaças ocorrem no momento em que Moscou se prepara para anexar territórios ocupados no leste e no sul da Ucrânia, após referendos organizados às pressas por representantes do Kremlin. 

Sob a doutrina nuclear da Rússia, isso poderia justificar o uso de armas nucleares para proteger a integridade territorial do país. Segundo especialistas, se Putin recorrer a armas nucleares, o cenário mais provável é que ele use uma arma nuclear tática – um dispositivo menor e projetado para ser usado em um campo de batalha. Mas isso depende de uma logística complexa. 

“O processo de prontidão e preparação de ogivas para plataformas de lançamento e o deslocamento de tropas na proximidade dos alvos gerariam uma grande quantidade de fenômenos observáveis para a inteligência dos EUA”, disse Simon Miles, professor da Escola de Políticas Públicas de Sanford da Duke University. “Isso dá uma oportunidade para Washington tornar explícito para o Kremlin o quanto essa ideia seria ruim.” 

https://valor.globo.com/mundo/noticia/2022/09/26/ocidente-avalia-reacao-a-ataque-nuclear-russo.ghtml

Comentários estão desabilitados para essa publicação