O Vale do Silício na Califórnia abriga muitas empresas curiosas. Uma parte delas se dedica a serviços de transferência digital que recuperam velhos filmes domésticos e fotografias desgastadas. A estimativa é que 90 milhões de famílias americanas conservam em seus armários e porões “tesouros“ pessoais à espera de conversão. O negocio da Yes Vídeo está em ir além do DVD convertido e oferece vídeo a qualquer hora a seus clientes para seus smartphomes e tablets. O dono da empresa, Michael Chang, nascido em Xangai, calcula: “há 1,5 bilhão de unidades de mídia velha encostadas por aí”.
A YesVídeo está de olho nos serviços de nuvem, explorando também o compartilhamento on line. Entre seus clientes está também a Wallmart, CVS e outros grandes grupos varejistas. Chang insiste; “em 5 anos todos terão televisores conectados e filmes pessoais será o aplicativo que todos irão querer ter”. Ele quer transformar a YesVideo em uma espécie de You Tube Premium, um serviço de armazenamento e compartilhamento de vídeos favoritos.
Os vídeos dos clientes estão agora nos servidores da Amazon e sua rede de fornecimento faz a transmissão do Yes Video para os clientes, como revelou matéria da Bloomberg Business Week, que o Valor Econômico traduziu em 4 de junho, pg. B2. A empresa, em breve, usará o Elastic Transcoder para converter vídeos em formato de exibição para qualquer smartphone , tablet ou PC. No enorme galpão de produção em Santa Clara, na Califórnia, velhos projetores de cinema, dividem espaço com VHA, Betamax, 16mm, Super 8 e até o 8 mm tradicional, inventado na década de 1930. A maior sala é dedicada só a álbuns de fotografias.
A companhia compra todos os retroprojetores e aparelhos antigos que pode, e todas as peças de reposição que consegue, O engenheiro chefe da YesVideo foi bem claro: “ninguém conseguiria recriar este negócio em menos de 3 anos , porque não haveria equipamento suficiente”. Chang pessoalmente desenvolve um soft de reconhecimento facial para permitir que seus clientes reconheçam, mais rápido e com mais facilidade, os seus vídeos em que determinadas pessoas aparecem.