O Google voltou a apostar nos tablets. Desta vez desenvolveu um aparelho com tela de sete polegadas capaz de capturar imagens em três dimensões. Como divulgou o Wall Street Journal, a empresa planeja produzir cerca de 4 mil protótipos a partir de junho.
Segundo o Departamento de Tecnologias e Projetos Avançados do Google, o novo modelo terá duas câmeras traseiras, sensores infravermelhos de profundidade e software que pode capturar imagens precisas de objetos em 3D.
O novo tablet, como mostrou matéria do Estadão de 24/05, pg B21, é uma plataforma para celulares e tablets Android voltada para acompanhar o movimento em três dimensões, conforme o usuário o segura. Simultaneamente, o aparelho pode criar um mapa do ambiente ao redor, sendo de especial utilidade para deficientes visuais e para a navegação de robôs.
O Google não comentou a notícia. Em fevereiro, Johnny Lee, principal engenheiro do departamento responsável pelo projeto disse que seu objetivo era “dar a dispositivos móveis um entendimento humano de espaço e movimento através da fusão avançada de sensores e visão computacional”. Segundo ele, essa capacidade permitiria “novas e realçadas experiências, incluindo escaneamento tridimensional, navegação em interiores e jogos imersivos”.
No mês passado, o Google anunciou para janeiro de 2015 o lançamento do Project Ara, o smartphone “de montar” que é outro importante projeto do seu departamento de Tecnologias e Projetos Avançados. A empresa divulgou que o aparelho custará US$ 50 e que seu modelo inicial será cinza.
Desde 2012, o Google já lançou três modelos de tablets, todos com o nome Nexus. A empresa buscou parcerias com fabricantes tradicionais. Para as duas versões anteriores do Nexus, com tela de sete polegadas com a Asus. Para o tablet maior, o Nexus 10, com a Samsung. A empresa nunca divulgou dados das vendas destes aparelhos.