O mercado já sabe que a Apple vai acelerar as novidades. Nos últimos dias aumentou muito a quantidade de analistas dizendo que o próximo modelo de iPhone terá uma leitora de impressões digitais. O principal motivo da percepção é que as ações das empresas fabricantes de aparelhos de segurança biométrica alcançaram grandes saltos. Investidores apostam que os outros fabricantes de celulares vão adotar rapidamente também os identificadores físicos como substitutos de senhas convencionais.
A matéria da Bloomberg Businessweek, assinada por Marie Mawad e Adam Ewing, mostrou que a Apple adquiriu a fabricante de leitoras de impressões digitais Authen Tec por US$ 350 milhões no ano passado. Pouco depois, essa empresa deixou de vender seus produtos às concorrentes da Apple, especialmente, a HP, a Dell, a Lenovo e, óbvio, à arquirrival Samsung. Parte desta matéria foi traduzida pelo Valor Econômico de 4/09, na pg B3.
O novo aparelho da Apple, segundo a empresa de pesquisa de mercado ABI Research, terá uma leitora de impressões digitais para acelerar pagamentos eletrônicos e recuperação de arquivos de música, documentos e outros de armazenagem remota em nuvem. Um analista da KGI Securities, outra consultoria de mercado foi bem claro: a Apple, provavelmente, conseguirá oferecer aos usuários uma maneira mais segura e mais intuitiva para realizar transações de pagamento e acesso a serviços de computação.
O mercado de biometria já explodiu. Em abril, a consultoria Smartmetric avisou que o mercado de leitoras de impressões digitais deve movimentar mais de US$ 10 bilhões anuais, nos próximos anos.
Há, ainda consideráveis problemas técnicos nas leitoras biométricas, que exigem máquinas grandes, difíceis de compatibilizar com celulares. Análise da consultoria Fingerprint, no entanto, aponta que a Apple é uma das empresas mais bem preparadas para vencer os céticos. Se a Apple conseguir fazer sua solução de impressão digital funcionar de maneira perfeitamente integrada e oferecer uma ótima experiência ao usuário, a biometria significará uma mudança de paradigma. Esse é o ponto que interessa. E nessa mudança a Apple estará à frente. De novo.