No Brasil, smartphone já vende mais que aparelho comum

A mudança será muito mais rápida do que se pensava. Os fabricantes de celulares já colocam no mercado mais smartphones do que aparelhos convencionais, sem acesso á internet. Portanto, a aceitação do comércio digital via celular, como insistem os analistas especializados, deve ocorrer em período bem mais curto do que o previsto. O principal motivo foi a queda no preço dos aparelhos smartphones.

Segundo a empresa de pesquisa IDC, a virada aconteceu no segundo trimestre deste ano, quando 8,3 milhões de smartphones, 54% das vendas totais, chegaram ao varejo. O mercado brasileiro, como mostrou matéria do Valor Econômico de 29 de agosto, pg B3, fechou o mês de julho com 267 milhões de celulares em uso, 4,1% a mais do que no mesmo período de 2012. Os dados são da ANATEL. Das linhas em serviço, 211,5 milhões 79,2%, eram pré-pagas.

Em julho, a Vivo manteve a liderança, com 76,6 milhões de linhas. Em relação a junho a operadora ampliou a base em 389,4 mil linhas com participação de mercado de 28,69%. A TIM obteve o maior crescimento na base de assinantes em julho, com ativação de 482,8 mil linhas. Esta operadora manteve a segunda colocação com 27,22% de participação do total de assinantes.

Entre o segundo trimestre de 2012 e o mesmo período deste ano, o preço médio dos smartphones caiu 24%, segundo a IDC, para uma média de US$ 240. Smartphones de menor preço seguem ganhando espaço no mercado. A oferta de preços baixos pelos fabricantes é a chave do sucesso dessa estratégia, garantem os analistas.

Dos smartphones vendidos no segundo trimestre, 90% tinha o sistema operacional do Google. Os dados da IDC também mostram aumento na venda de smartphones que funcional com chip de mais de uma operadora. A expansão de vendas dessa categoria de celular foi impressionante: em junho alcançou 40% do mercado, ante 15% um ano antes.

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