No Brasil, chineses avançam no comércio eletrônico

A maior empresa de comércio eletrônico na China, o grupo Alibaba, começou a operar no Brasil. Com um detalhe: de forma bem mais ágil que a rival Amazon, que continua operando bem devagar no País.

Os chineses querem investir em campanhas publicitárias para expor a marca do site Aliexpress, em São Paulo e no Rio, até o final do ano, como mostrou matéria do Valor Econômico de 5 de agosto, pg B5.

Os executivos do Alibaba entendem que mesmo sem fazer esforço, a Amazon tem maior visibilidade no comércio eletrônico brasileiro. Por esta razão seria preciso deixar bem claro onde o grupo chinês atua no Brasil.

A princípio, a ideia era fazer apenas investimentos na marca Alibaba na esfera digital, You Tube, ou Facebook, como acontece na China. Mas os executivos chineses já perceberam que que se querem ter presença mais forte no Brasil terão que investir nas duas marcas, Alibaba e Aliexpress.

Os dois negócios devem operar no Brasil: a operação e venda entre empresas, o Alibaba e o site de venda ao consumidor pelo shopping virtual, no endereço Aliexpress. Neste último lojistas de todo o mundo se hospedam e vendem seus produtos para clientes brasileiros. Em 2013 eram 2 milhões de brasileiros registrados no Liba e no Aliexpress, um aumento de 200% em relação a 2012.

As informações são de que o Alibaba aluga um pequeno escritório na Avenida Paulista, com uma equipe local pequena. A empresa, no entanto, preferiu não comentar a informação.

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