Neste ano, sistema Android, do Google, já deve vender mais que iPad

A briga ficou ainda mais feia. Os primeiros números de 2013 mostram que o tablet iPad, da Apple, vendeu menos que uma crescente variedade de tablets do sistema operacional “concorrente”, o Android, do Google. Os dados são da consultoria especializada IDC.
O quadro mudou muito rápido em relação ao último trimestre do ano passado. A enorme oferta de aparelhos com telas menores fará toda a diferença nas vendas. Como mostrou matéria no Estadão de hoje, pg. B12, a previsão é que as vendas do iPad representarão 46% do mercado. No ano passado foi 51%. Acontecerá a tendência inversa com os aparelhos do sistema Android: em 2012 representaram 42% das vendas e devem atingir 49% neste ano.
Devem crescer também as vendas de tablets no mundo. As primeiras previsões falavam em algo como 172 milhões de unidades vendidas. Revisados caçulos a consultoria aposta em mais de 190 milhões de tablets vendidos neste ano. É uma aceleração menor que a do ano passado quando foram vendidos 128,4milhões de tablets ante 72 milhões em 2011. A maior diferença estará no tamanho da tela. Um em cada dois tablets terá tela menor do que 8 polegadas.
Um sinal forte da trajetória de mudanças foi o comunicado do mês passado da Hewlett-Packard, a HP, de que lançara seu aparelho o Slate 7 , com sistema Android, como parte de sua estratégia para depender cada vez menos das vendas de computadores pessoais. É a tendência inexorável: mobilidade e portabilidade.
O sistema operacional Windows 8 também aumentará sua participação no mercado global, segundo a IDC. Em 2012, esta plataforma representava só 1% do mercado. Em três anos deve atingir 7% das vendas no planeta.

Comentários estão desabilitados para essa publicação