Foram mais de 250 milhões de smartphones vendidos de julho a setembro no mundo todo, alta de 45% em relação o mesmo período de 2012. O mercado aquecido ampliou a briga entre os dois maiores concorrentes deste mercado. As vendas da Samsung cresceram 55% no trimestre em relação ao ano passado. A empresa vendeu 88, 4 milhões de unidades de julho a setembro no mundo todo. Isto quer dizer que a participação global da marca saltou para 35%. A principal concorrente, a Apple, perdeu mercado. Os dados são da consultoria internacional Strategic Analytics.
A Apple vendeu 33,8 milhões de aparelhos, alta de 26% nas vendas na comparação anual para o terceiro trimestre. Porém, como a demanda subiu muito, a participação de mercado da companhia americana recuou de 16% para 13%.
O duelo de vendas reproduz a grande diferença de estratégia de marketing entre as duas empresas, como mostrou a matéria do Estadão de 30/10, pg B16. O relatório da Strategic Analytics aponta que a Samsung vendeu duas vezes mais smartphones que a Apple no trimestre por razões bem definidas: enquanto as vendas do modelo Galaxy S4 diminuíram a demanda pelo Galaxy Note 3 e por aparelhos de consumo de massa como o Galaxy Y ajudaram a manter as vendas da Samsung”.
Porém a consultoria também prevê que a participação da Apple também deve aumentar no próximo trimestre com as vendas do iPhone 5S. Os dados da empresa indicam essa tendência: em duas semanas forma vendidas 9 milhões de unidades só nos EUA. Dados da consultoria Localytics mostraram que em outubro o 5S foi o modelo mais vendido em uma proporção de três para um nos EUA.
A chinesa Huawei também ampliou suas vendas no terceiro trimestres, total de 12, 7 milhões de unidades comercializadas, o que significa 5% do mercado global. O importante , como notaram as consultorias especializadas, é que a chinesa Huawei alcançou um aumento de 67% na comparação com as vendas do ano passado. Já a LG e a Lenovo estão, respectivamente, com 4,8% e 4,3% do mercado de smartphones.