Na China, startup tem outra velocidade

A única diferença dessa balada, a festa no Basement, clube noturno de Pequim, no bairro de Sanlitun, é quem paga a conta. A empresa de internet 36Kr, anfitriã da festa, feita para a “despedida do ano da cobra”. O motivo verdadeiro é comemorar o terceiro ano da empresa, o mais bem sucedido.

O ponto alto da festa, como mostrou matéria da Der Spiegel, assinada por Berhard Zand, traduzida pelo Estadão de 16/02, pg B10, é um sorteio. O método do sorteio chama atenção porque é feito pelo Weichin, o We Chat , em inglês, o aplicativo de bate-papo de maior sucesso na China, que todos no Basement têm nos seus celulares. Quando o telefone toca, ele mostra lista dos seus vizinhos na festa, em poucos segundos. Os que estão no topo da lista são os vencedores daquela rodada: iPhones, dias de férias pagas, televisores gigantes. A comemoração é instantânea e dura até que a música recomece.

Por volta da meia noite, saudado pelos gritos de “laoban”, o chefe sobe no palco. Liu Chengcheng, 24 anos, o dono da festa e da 36Kr. A empresa, na verdade ajuda várias startups chinesas a encontrarem o sucesso: 12 das 30 maiores companhias de software da China, listadas pela Forbes, tornaram-se grandes graças a 36Kr.

Investidores internacionais participam da festa, tão animados quanto os chineses. Microsoft e Oracle operam centros de pesquisa e incubadoras em Pequim. Fundos de investimentos, como o Intel Capital, Sequoia Capital e e.ventures investem em startups chinesas por meio da empresa de Liu. Ele não completou seu curso de Ciências da Computação na Universidade de Zhonggauancub. O bairro dessa universidade é considerado a resposta chinesa ao vale do Silício.

Liu só dorme em seu pequeno apartamento. Ele passa o dia no Templo da Tecnologia, sede da 36Kr, uma antiga fábrica transformada em incubadora. O espaço é todo aberto com um enorme bar expresso no centro. Há cerca de 280 estações de trabalho, todas ocupadas por jovens empreendedores, caçadores de talentos, investidores da China, EUA e Europa.

Apenas em 50 dessas estações trabalham pessoas da 36Kr. Na maioria das portas de vidro das estações está escrito: “Se você tem tudo sob controle, não está andando suficientemente rápido”.

Comentários estão desabilitados para essa publicação