Na China, só um site vende US$ 5,7 bi no dia nacional de terapia de varejo on line

Dia dos Namorados na China tem nome diferente, “Dia dos Solteiros”, comemorado em 11 de novembro. E é usado para celebrar a vida sem um parceiro fixo. Porém, em vez de usar a internet para namorar, os jovens chineses fizeram outra opção: usaram a rede para procurar  de tudo. Na prática o Dia dos Solteiros virou o dia nacional de terapia de varejo on line, nome dado pelo Financial Times para descrever a festa de vender US$ 5,7 bilhões em um só dia. E por uma só empresa.
Popularizar o Dia dos Solteiros como oportunidade para pechinchar na rede foi a grande jogada do Alibaba Group, holding que controla 80% do mercado chinês de comércio eletrônico. Em 2012, a Alibaba chinesa vendeu mais que as americanas eBay e Amazon juntas. Neste ano, a empresa pretendia vender US$ 4,9 bilhões, mas às 13 hs do dia 11, as vendas já tinham batido os US$ 3 bilhões. A meia noite a empresa informou que as vendas tinham estourado a meta e alcançado US$ 5,7 bilhões.
No Dia dos Solteiros do ano passado, como mostrou matéria do Financial Times assinada por Sarah Mishkin, traduzida em parte pelo Valor Econômico  de 12/11, pg B6, os sites do Alibaba movimentaram US#$ 3 bilhões, mais do dobro do registrado pela Cyber Monday, a segunda-feira depois do Dia de Ação de Graças nos EUA. Neste ano, o Alibaba preparou para despachar mais de 100 milhões de pacotes em um dia.
Na internet, as compras dos chineses ainda são feitas principalmente no modelo “consumidor para consumidor”, o mesmo do eBay nos seus primeiros dias. Esse mercado o Alibaba domina por seu site Taobao, dono de 90% destas vendas. Porém, pesquisa da corretora CLSA revelou que 4 em cada 5 consumidores aumentaram a proporção de compras em plataformas B2C, nos últimos dois anos, o que sugere mudança no Taobao. Nesse mercado B2C, o site Tmall, também da Alibaba, vende marcas internacionais como Gap ou Nike, e tem participação de mercado de 50%. E outros varejistas crescem no que o Tmall não domina.
Porém, é difícil dizer não ao Tmall quando milhões de clientes estão lá todos os dias. O Alibaba desenvolveu o Alipay, serviço semelhante ao PayPal, que aumenta a vantagem em relação aos concorrentes pela segurança maior que oferece. Em especial, quando um quinto dos consumidores chineses já fazem compras por smartphones e tablets.
É difícil prever quanto mais o Alibaba vai vender no próximo Dia dos Solteiros. Com certeza, a própria meta do grupo será batida. Outra vez.   

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